Material escolar está 5% mais caro

Vitor e Fabricia escolhem com cuidado o material da filha. E sempre de olho na relação custo/benefício dos produtos.
Vitor e Fabricia escolhem com cuidado o material da filha. E sempre de olho na relação custo/benefício dos produtos.

Eduardo Zabot
Tubarão

O casal Vitor Schimtz e Fabricia Bitencourt, de Tubarão, costuma comprar o material escolar da filha sempre no início do ano. Além de evitar o tumulto no período mais próximo ao começo das aulas, quem consegue antecipar a compra encontra itens mais baratos.

No geral, confirma o proprietário da papelaria Mariele, Jean Della Giustina, os materiais escolares sofreram um reajuste de 5% este ano. “É uma variação normal, que ocorre anualmente, mas não é para todos os itens”, completa o empresário.
Entre os produtos mais caros estão aqueles que são lançamentos e também os assinados por personagens de desenhos populares entre a criançada. Para economizar, Fabricia e Vitor têm algumas táticas.

A primeira delas é não levar a filha junto para as compras. “É melhor comprar sem ela porque, na maioria das vezes, sempre vai algo que nem está na lista de itens pedidos pela escola”, lembra o pai.
A segunda é avaliar muito bem a relação custo/benefício dos produtos, ensina Fabricia. “A lista é bem diversificada e, por isso, olho bem a qualidade. Muitas vezes o barato sai caro. Os preços estão bem variados em relação ao ano passado”, atenta a mãe.

Dicas na hora de comprar

1º – Antes de sair às compras, verifique os materiais do ano ou semestre anterior para saber o que pode ser reaproveitado.
– Leve apenas os materiais mais básicos, deixe para o período pós-volta às aulas para comprar os demais materiais, pois os preços tendem a cair.
– É sempre melhor pesquisar antes de comprar, pois os materiais escolares sofrem variação de preço de um estabelecimento para o outro.
– Pesquise também as marcas, pois uma menos conhecida pode oferecer materiais tão bons quanto os de marca famosa.
– Evite levar o seu filho para comprar os materiais, pois ele provavelmente vai optar por produtos da “moda”.
– Fique alerta com a compra no cartão de crédito e no cheque especial.