Mantida previsão de chuva intensa para todo o fim de semana em Santa Catarina

A previsão de tempo atualizada pela Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina e pela Epagri/Ciram indica que, hoje, dia 7, a instabilidade se intensifica entre o Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, com totais mais elevados nas áreas próximas ao Rio Grande do Sul, variando de 50 mm a 100 mm, podendo superar estes volumes especialmente no Litoral Sul. Persiste o risco alto de temporais acompanhados de chuva intensa, com raios, rajadas de vento e granizo.

No domingo, 8, a chuva se espalha para todas as regiões catarinenses e, ali, são esperados acumulados entre 70 mm e 100 mm, com pontuais de cerca de 150 mm, especialmente do Centro ao Leste do estado. O risco varia de alto a muito alto para ocorrências associadas a chuva volumosa, como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações graduais.

Na quinta-feira, dia 5, já haviam 71 cidades com populações desabrigadas pelas fortes chuvas que castigam Santa Catarina. Naquele dia, 28 cidades já haviam declarado situação de emergência, com uma morte foi registrada em Rio do Oeste, e o registro de uma pessoa ferida em Timbó. A Defesa Civil do Estado está enviando ajuda – cesta básica, kits de higiene e limpeza, colchões e telhas para diversas cidades. Mais de 30 municípios destinaram locais para abertura de mais de 60 abrigos. O Estado já registra mais de 1 mil pessoas desalojadas ou desabrigadas.

No início da próxima semana, 9 e 10, a chuva diminui no estado.

Confira a situação Hidrológica 

As chuvas intensas que atingiram o estado de Santa Catarina durante a última terça e quarta-feira resultaram em enxurradas, alagamentos e inundações em diversos lugares do estado. Os municípios mais prejudicados estão localizados nas regiões do Vale do Itajaí, Planalto Norte, Meio e Extremo Oeste e em áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. Ao longo da quinta-feira e madrugada desta sexta, os rios apresentaram recessão, mas em muitos pontos ainda em níveis de alerta.

Durante os próximos dias, está prevista uma quantidade significativa de chuva, com risco alto para alagamentos, enxurradas e inundações. A seguir, estão destacadas as principais áreas que apresentam riscos associados ao evento:

Litoral Sul: Risco alto para enxurradas, alagamentos e inundações graduais a partir da tarde de sexta-feira se estendendo para o final de semana nas Bacias Hidrográficas dos Rios Mampituba, Araranguá, Urussanga e Tubarão.

Vale do Itajaí: Risco muito alto para enxurradas e alagamentos a partir de sexta-feira, com aumento gradual nos níveis dos rios durante o final de semana, onde segundo os modelos hidrológicos, pode alcançar entre 10 a 11 metros no município de Rio do Sul, e 10 a 12 metros em Blumenau.

Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste: Risco alto para enxurradas, alagamentos e inundações entre noite de sexta e sábado, podendo atingir níveis de emergência no final de semana nas Bacias do Peperi-Guaçu e Antas. Já na Bacia do Rio do Peixe os rios podem atingir níveis de alerta.

Grande Florianópolis: Os níveis dos rios nas Bacias dos Rios Tijucas e Cubatão sobem ao longo do final de semana, podendo atingir níveis de alerta, entre o domingo e a segunda-feira.

O mês de outubro normalmente já é mais chuvoso em comparação aos meses de Inverno. Como destacado na previsão climática elaborada em consenso entre UFSC, IFSC, EPAGRI/CIRAM, AlertaBlu e Defesa Civil de SC no Fórum Climático Catarinense, neste ano a influência do fenômeno El Niño favorece a ocorrência de chuvas mais frequentes e intensas no estado.  São previstos volumes de chuva acima da média, com chuvas intensas intercaladas com períodos de melhoria.

É importante ressaltar que a previsão do tempo pode sofrer alterações. Os órgãos seguem em monitoramento constante das condições meteorológicas e hidrológicas no estado de Santa Catarina e recomendamos sempre acompanhar diariamente a previsão do tempo e os avisos e alertas emitidos por fontes oficiais.

As informações são fornecidas pela Defesa Civil de Santa Catarina – CIGERD (Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres) e EPAGRI – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina.