Localidade recebe ponte para instalação

As estruturas para a construção da ponte já chegaram à comunidade  - Foto:Christian Ayala/Decom/Prefeitura de Tubarão/Notisul
As estruturas para a construção da ponte já chegaram à comunidade - Foto:Christian Ayala/Decom/Prefeitura de Tubarão/Notisul

Tubarão

Os preparativos para a instalação do kit de transposição à colocação da ponte, que liga os bairros Caruru e Guarda margem esquerda, foram realizados na manhã de ontem, em Tubarão.
 
Os materiais definidos como kit de transposição de obstáculo, entregue pela secretaria de estado da defesa civil, contém nove metros de extensão por cinco metros de largura. Com estas estruturas, a ponte suportará cerca de 50 toneladas, das quais um caminhão carregado poderá atravessar a passagem.
 
A secretaria de infraestrutura edificou as duas cabeceiras da ponte em concreto, de acordo com recomendações do fornecedor da estrutura superior, para servir de berço das peças de concreto propendido por cabos de aço.
 
A colocação dos quatro módulos de concreto será realizada com um guindaste de grande porte. Em função da altura da lança, não foi possível ontem devido à rede de energia que cruza a passagem em altura inferior à necessária. Desta forma, apenas a preparação das bases foi efetuada.
 
“Não tínhamos informação sobre a altura mínima exigida para os trabalhos, além disto, em função das condições climáticas e a impossibilidade da distribuidora de energia realizar o trabalho de remobilização da rede sem pré-agendamento, a instalação ficou para a próxima semana”, explica o secretário de proteção e defesa civil da prefeitura de Tubarão, Rafael Marques.
 
Conforme representantes do poder público, tão logo as peças sejam instaladas serão colocados os materiais nas cabeceiras para permitir que o tráfego flua com segurança e o acesso seja normalizado com maior capacidade de escoamento.
 
Estrutura
A construção da passagem fixa prevê o investimento de R$ 1,5 milhão dos cofres do executivo estadual, sem contrapartida das prefeituras de Tubarão e Jaguaruna. A estrutura definitiva terá 64 metros de comprimento e 8,9 metros de largura, com duas passarelas para pedestres, com largura de 1,1 metro, em um total de área construída de 569,6 metros quadrados.