Lideranças reúnem-se para definir número de vagas

Tubarão

Com o objetivo de mapear os cursos de capacitação profissional e o número de vagas para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec/Social), os representantes de 22 municípios do sul do estado se reunirão nesta quarta-feira, na sede da Associação dos Municípios da Região de Laguna, em Tubarão.

 
Para a região, estão previstas cerca de duas mil vagas. Os cursos são voltados para a população inscrita no cadastro único do governo federal, e serão gratuitos. 
 
Após o encontro dos representantes municipais, o próximo passo será reunir as instituições executoras dos cursos e apresentar as demandas para que seja definida a lista de cursos que cada uma irá oferecer.
 
A previsão, para este ano, é que sejam disponibilizadas dez mil vagas em toda Santa Catarina. Os cursos são oferecidos por escolas de ofício, distribuídas em Santa Catarina pelos Institutos Federais (Ifsc), Institutos Federais Catarinenses (IFC) e no Sistema S, formado por Senai e Senac. As aulas são voltadas para pessoas entre 16 e 59 anos.
 
Dentre os cursos que podem ser oferecidos, estão o de costura, solda, eletricista, pedreiro, panificação, assistente administrativo, camareira, construção civil, recepcionista para eventos, garçom, serviços gerais para hotéis e empresas. 
Os horários variam de 160 horas/aula a 350horas/aula. As inscrições devem ser feitas junto ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) dos municípios.