Lenke: 22 anos desenvolvendo tecnologias e soluções para um mundo melhor e mais sustentável

Luciana Flor Correa Felipe

Filho de agricultores do município de Gravatal, onde nasceu e cresceu, Jailson Mendes, que é formado em ciências da computação pela Unisul e pós graduado pela UFRGS, decidiu abrir uma empresa no ramo de tecnologia em Tubarão, em sociedade com Andri Laxdal.

Era setembro de 2001, quando a Lenke Automação Industrial iniciou suas atividades de representação de equipamentos importados no mercado brasileiro.

Contudo, ao longo dos anos a Lenke foi crescendo e começou a desenvolver seus próprios produtos para automação industrial e softwares para controle de produção para indústria alimentícia.

Atualmente, é uma empresa inovadora, especializada em soluções para a indústria de alimentos, destacando-se no segmento de pesagens industriais, sistemas para impressão e aplicação de etiquetas, softwares de controle de produção e rastreabilidade.

Segundo Jailson, “a indústria frigorífica tem grandes desafios e exigem um controle rigoroso de rendimento e rastreabilidade para maximizar os lucros e atender à exigência do mercado. Para o alcance de metas, as empresas buscam maior rendimento através de controles de processos, com equipamentos, software e gestão eficiente, e é esse o foco da Lenke”.

Além disso, o fundador da empresa também destaca que, “na busca da qualidade, os processos precisam garantir confiabilidade aos clientes, que estão cada vez mais exigentes. Um dos pontos mais importantes é o peso, que é a unidade de medida base dos acordos comerciais. Outro ponto sensível nas indústrias alimentícias é a necessidade de rastreabilidade dos produtos para fornecer a segurança alimentar”.

O controle do peso dentro da indústria frigorífica é uma das formas de aumentar o lucro e também de evitar problemas com as especificações técnicas. Pode-se afirmar que a balança acaba tornando-se um dos equipamentos mais importantes dentro do frigorífico, porque são com as balanças que se mede o peso na cadeia produtiva, controlando desde a matéria-prima até o produto final.

Por isso, o mercado está cada vez mais buscando balanças com inteligência integrada. E, conforme Jailson “a balança está deixando de ser somente ‘uma balança’ para ser um ponto de controle, um ponto de gestão da produção, se conectando ao software de gestão da indústria, auxiliando o administrador nas tomadas de decisões”.

Nesta perspectiva, a Lenke é uma empresa pioneira no Brasil. Hoje, constitui-se de duas unidades fabris (Santa Catarina e São Paulo) gerando mais de 40 empregos diretos e movimentando mais de 400 pessoas, entre fornecedores e prestadores de serviços.

Os clientes da Lenke estão distribuídos em várias partes do Brasil e do mundo.

Outrossim, a Lenke entende que não basta o Brasil ser o melhor ou o maior produtor de alimentos, o país precisa ser também o melhor em equipamentos nacionais para processar estes alimentos. Só assim será autossustentável e terá a garantia de que o mercado externo não parará a indústria nacional por falta de tecnologia.

Em 2016, Jailson Mendes percebendo a necessidade de uma atuação estratégica, que extrapolasse o foco de atuação da Lenke Automação e culminasse num ambiente vocacionado a integração de atores do ecossistema de CT&I, visando a otimização da inovação e o fomento a esforços de diferentes setores em prol do desenvolvimento da comunidade; iniciou as obras do Parque Tecnológico Lenke, em Gravatal (onde atualmente a empresa Lenke está também sediada) que foi inaugurado em 2018.

O Parque Tecnológico Lenke, é uma importante iniciativa da empresa Lenke Automação que se propõe a criar infraestrutura necessária para favorecer a convergência de conhecimentos, ideias e projetos para impulsionar o desenvolvimento econômico, social, tecnológico e ambiental da região da Amurel.

Atualmente estão hospedadas fisicamente no Parque 10 empresas, que geram aproximadamente 150 empregos diretos e um faturamento global de mais de 25 milhões. Também está instalada uma certificadora ANATEL.

Além dos benefícios diretos, a inauguração do Parque estimulou o governo municipal de Gravatal, das escolas e da comunidade do entorno, despertando um grande interesse no segmento das empresas instaladas no local – já que a vocação do parque está voltada à eletrônica, computação e metal mecânica.

Desta forma, desde a inauguração vem sendo realizadas em parceria com as escolas do município, palestras, visitas e capacitações para que os estudantes busquem formação nestes setores.

Nossos parabéns à Lenke pelos seus 22 anos e a todos que no dia a dia fazem dessa empresa uma referência na região e no estado.

 

*Luciana Flôr Correa Felipe, é Consultora em atividades relacionadas a Inovação e Empreendedorismo, possui Doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica, Mestrado em Educação, Graduação em Serviço Social e Graduação em Pedagogia. Estuda as implicações sociais da Ciência e da Tecnologia, no intuito de debater sob uma perspectiva crítica, a equação civilizatória contemporânea e fomentar uma postura reflexiva na sociedade.