Laguna terá a primeira usina solar do Brasil

Prefeito recebeu os representantes da Eletrosul em seu gabinete  -  Foto: Prefeitura de Laguna/Divulgação/notisul
Prefeito recebeu os representantes da Eletrosul em seu gabinete - Foto: Prefeitura de Laguna/Divulgação/notisul

Lysiê Santos
Laguna

Você já parou para pensar o quanto é dependente de energia elétrica? Durante o dia estamos cercados de utensílios e eletrônicos que fazem parte da nossa rotina. Tudo começa pelo banho, depois vai para o momento da refeição onde precisamos da geladeira, micro-ondas, fogão elétrico, também tem a televisão, o computador, recarregar a bateria do celular… A lista de produtos é enorme. No entanto, os constantes problemas ambientais causados pela utilização de energias não renováveis, aliados ao esgotamento dessas fontes, têm despertado o interesse pela utilização de fontes alternativas de energia.

A energia solar é uma das alternativas energéticas mais promissoras do novo milênio, ela é inesgotável na escala terrestre de tempo, tanto como fonte de luz e de calor. O Sol é fonte de energia renovável, e o seu aproveitamento tanto como fonte de calor quanto de luz, é uma das alternativas energéticas em expansão. Pensando nos benefícios dessa fonte natural, o município de Laguna foi escolhido para a instalação de uma usina de geração solar inovadora.

O projeto de inciativa da Eletrosul teve a solicitação do prefeito Mauro Candemil. Agora, a Cidade Juliana receberá a primeira usina Termosolar do Brasil, por meio de recursos do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Por meio da Eletrosul, responsável por realizar o projeto e a chamada pública, uma empresa (a CSP Brasil) foi contratada para execução deste projeto inovador.

Os representantes da empresa pública controlada pela Eletrobras e vinculada ao Ministério de Minas e Energia estiveram nessa quinta-feira reunidos com o prefeito para apresentação do projeto.

O grupo fez uma visita na área do Porto Pesqueiro, para estudar a viabilidade de instalação da usina nesta área. A usina ocupará um espaço de aproximadamente 1,5 hectares. “Nosso objetivo é usar parte dessa energia gerada para abastecer a ponte de Laguna. Assim resolvemos essa questão sobre quem paga a conta de luz da ponte”, explica Candemil. O investimento será em torno de R$15 milhões. Recursos já destinados por meio do P&D Aneel.


Negociações
Convênio poderá ser assinado nos próximos 15 dias

O gerente da Assessoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Eletrosul Dirceu Wilson Kulzer, explica que o país é uma excelente opção de investimento em energia solar por seu clima típico. Essa será a primeira usina termosolar do Brasil. “Fizemos uma visita no Porto Pesqueiro e analisamos a área. Como somos de Santa Catarina, queremos valorizar nosso Estado, e por Laguna estar próxima do mar e das universidades, torna-se uma boa opção para a instalação do projeto que será tema de pesquisas e acompanhamentos”, detalha. Segundo o gerente, o projeto está em desenvolvimento e nos próximos 15 dias poderá ser realizado o convênio oficial com a cidade.


Energias renováveis
O que é uma usina termosolar?

Termosolar é uma termoelétrica que utiliza a radiação solar para produzir eletricidade. Diferente do sistema fotovoltaico tradicional. Nesse tipo de sistema, em um primeiro momento se obtém energia solar térmica e só depois se utiliza esta energia para produzir eletricidade por meio de uma turbina ou motor. A tecnologia que será utilizada na Termosolar, em Laguna, será por meio de cilindro parabólico. É uma energia totalmente limpa e renovável.