Laguna celebra 339 anos hoje

Fotos: Elvis Palma/Divulgação/Notisul
Fotos: Elvis Palma/Divulgação/Notisul

Laguna

Hoje, Laguna comemora 339 anos e o dia começa com uma homenagem ao fundador da cidade, Domingos de Brito Peixoto, na praça que recebe seu nome, em frente ao Cine Teatro Mussi, às 10 horas. A cerimônia também faz parte do terceiro dia de programação da 34ª Semana Cultural de Laguna.

O dia terá ainda circuito cultural e mostra de cinema infantil, e à noite, a partir das 19 horas, no Centro Cultural Santo Antônio dos Anjos, apresentação da Banda União dos Artistas, seguida do tradicional corte do bolo e show com a Banda Sentapua e convidados.

Com seus 339 anos de fundação, Laguna tem muita história para contar. Começou com o povo pré-histórico, a colonização açoriana e resultou em um belo conjunto arquitetônico tombado pelo patrimônio nacional, belas praias, um dos maiores sítios arqueológicos de sambaquis da América e diversas peculiaridades de uma cidade que se transformou em roteiro histórico-cultural.

O crescimento do número de turistas de veraneio estimulou o crescimento imobiliário na praia e, como consequência, o Centro Histórico da cidade. Em 1985, após estudos baseados no levantamento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o órgão propôs o tombamento de uma parte do município. Esta considerada, por suas características e atributos, o centro fundamental para a manutenção da identidade e da paisagem urbana tradicional do sítio histórico.

Em razão das comemorações do aniversário, hoje é ponto facultativo e não se aplica aos serviços considerados essenciais, como ambulância, coleta de lixo e limpeza pública, central de informações turísticas, Museu Anita Garibaldi e Casa de Anita.