Jovem é atingido por trem

Imbituba

Leonardo Henrique Joaquim, 22 anos, foi atingido por um trem nesta sexta-feira, por volta das 12h30min, no bairro Guaiúba, em Imbituba. O trem seguia no sentido Tubarão e, quando o maquinista viu o jovem caminhar na linha férrea da Ferrovia Tereza Cristina (FTC), passou a frear, apitar e emitir o sinal sonoro, mas não conseguiu impedir o acidente.

Segundo testemunhas, Leonardo não percebeu a aproximação do trem e caminhou até ser atingido, já em baixa velocidade. Com o impacto, ele foi arremessado para uma das laterais da via. O rapaz, que é de Capivari de Baixo, foi socorrido pelos bombeiros militares com escoriações, hematomas e fratura interna, e levado para o Hospital São Camilo. A Polícia Militar também ajudou no socorro e registrou um boletim de ocorrência.

A FTC emitiu um comunicado para lamentar o ocorrido e a responsabilidade na apuração dos fatos. A direção da empresa solicita às pessoas que se conscientizem da importância dos cuidados a serem tomados próximo à linha férrea. “Atitudes simples podem evitar muitos acidentes. Parar, olhar e escutar antes de cruzar a linha férrea e manter a distância de 6,5 metros ao caminhar próximo à linha são as principais atitudes preventivas”, diz um trecho do comunicado. 

Para conscientizar a população sobre a prevenção foi desenvolvido o Programa Paz na Linha, com ações educativas em escolas e nos principais cruzamentos rodoferroviários das 14 cidades por onde passam seus trilhos. Também são feitos investimentos na recuperação, manutenção, em novas tecnologias, entre outros. Como resultado, desde o início da administração privada, em 1997, já foi registrada uma redução de 95% no indicador de acidentes.