José Nei Ascari é indicado para o Tribunal de Contas do Estado

Deputado natural de Grão-Pará foi o segundo mais votado no Estado  - Foto: Alesc/Divulgação/notisul
Deputado natural de Grão-Pará foi o segundo mais votado no Estado - Foto: Alesc/Divulgação/notisul

Grão-Pará

O único representante da região Sul na Assembleia Legislativa, o deputado estadual José Nei Ascari (PSD), foi o nome indicado pelo governador Raimundo Colombo para a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), em substituição a Julio Garcia, que pediu aposentadoria voluntária. O ofício do governo foi enviado ontem ao presidente da Alesc, Sílvio Dreveck, que formou uma comissão especial para avaliar a indicação.

Em seguida, a comissão realizou uma arguição pública e aprovou por unanimidade o nome do deputado, natural de Grão-Pará. Agora a deliberação deve ir a plenário para votação e retorna para o governador, que fará o ato de nomeação oficial. A expectativa é de que ainda nesta semana o trâmite seja concluído.

O preenchimento desta vaga está reservado ao governador do Estado, nos termos dos incisos I, § 2º e II, § 3º, do artigo 61 da Constituição do Estado, de acordo com ofício assinado pelo presidente do TCE, conselheiro Luiz Eduardo Cheren, e encaminhado para o governador. “Não planejei isso. O governador indicou meu nome por entender que estou apto para o cargo e pretendo desempenhar a função com responsabilidade”, afirma o parlamentar.

Com a mudança, a tendência é de que o conselheiro do TCE Julio Garcia retorne à vida política e lance sua candidatura a uma cadeira na Alesc em 2018 pelo PSD. Em 2008, o então deputado foi indicado pelo governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) para assumir uma vaga no Tribunal de Contas do Estado. Ao deixar a cadeira na assembleia, Garcia fez do seu então chefe de gabinete, José Nei Ascari, deputado estadual pelo PSD. Reeleito em 2014 como o segundo mais votado do Estado com mais de 70 mil votos, com grande aval de seu padrinho e com base no Sul do Estado, José Nei agora assume a cadeira de Garcia no TCE.

O parlamentar é formado em direito e tem vasta experiência na carreira pública. Ele já atuou por oito anos como prefeito de Grão-Pará, foi secretário da Administração do Estado de Santa Catarina, servidor do judiciário e desde 2010 é deputado estadual com grande atuação na região Sul catarinense.