Jogos Escolares Paralímpicos iniciam nesta quarta-feira em São Paulo; braçonortenses e tubaronense representam SC

Nesta quarta-feira (7), começaram as disputas da Regional 03 das Paralimpíadas Escolares 2022. A abertura do evento marcou o início da competição que ocorre em São Paulo e está prevista para seguir até sábado (10). Nesta etapa participam os estados de São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.

Entre os representantes de Santa Catarina estão os atletas da Associação Esportiva e Paradesportiva Braço do Norte (Asespp): Ediele T11, Helena TF13, Lara T44, Bruno F56, Kelvin T20, Wenzo F54 física, Leo BC2, Josué T20, Luiz Carlos T20 e o tubaronense Aislan Júnior T21. Já no vôlei sentado classificam-se, direto para o nacional, Ramon e Laisa. A instituição conta com o apoio da CME de Braço do Norte.

Para a técnica da equipe, Jane Neves Pereira, o objetivo sempre foi a melhoria da qualidade de vida de suas ‘crianças jovens’ e adultos. “É preciso mostrar à sociedade o quanto eles são capazes e superam o mercado de trabalho. Muitas vezes melhores que os ditos normais”, comenta a técnica.

Parajesc em Blumenau

Após os Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc), realizados em Blumenau, 13 atletas da Associação Esportiva e Paradesportiva Braço do Norte (Asespp) apresentaram resultados significativos. Ao todo conquistaram 25 medalhas: 19 de ouro, duas de prata e quatro de bronze. Os três  paratletas do vôlei seguirão direto para o nacional que acontecerá no final de novembro em Brasília.

Confira a baixo a classificação dos paratletas da Asespp:
Ediele
Três ouros: 60 metros, arremesso de peso e na pelota

Helena
Três ouros: 75 metros, 250 metros e no arremesso de peso quebrando os seus próprios recordes brasileiros

Lara
Três ouros: salto em distância, 250 metros e no 60 metros

Bruno
Três ouros: arremesso de peso, lançamento de dardo e disco

Aislan Júnior
Ouro e recordista brasileiro no 150 metros na classe 21 down, ouro no salto em distância e bronze no arremesso de peso

Kelvin Classe
Bronze no salto em distância

João
Ouro no arremesso de peso

Victor
Bronze no arremesso de peso e bronze no salto em distância

Wenzo
Três ouros: 60 metros, 150 metros e na pelota

Leo
Prata na bocha e classificação para o nacional

Josué
Ouro no arremesso de peso, prata no salto em distância e prata no 250 metros

Paralimpíadas Escolares

As Paralimpíadas Escolares são idealizadas e organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2009 e é o maior mundial para crianças com deficiência em idade escolar. Em 2020, o evento não foi realizado devido à pandemia da Covid-19. No ano passado, o evento contou com mais de 900 atletas, de 25 unidades da federação.

A temporada de 2022 é marcada por uma mudança: as Paralimpíadas Escolares contaram com três fases regionais para quatro modalidades. Ao todo, foram três etapas regionais, seguindo as divisões por estados estabelecidas nos regulamentos. As quatro modalidades contempladas são atletismo, bocha, goalball e natação.

De acordo com o diretor de desenvolvimento esportivo do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Ramon Pereira, em 2018 e 2019 houve um crescimento muito grande no número de participantes dessas quatro modalidades. “Nós criamos os regionais como limitadores das vagas nessas quatro modalidades. Podemos ampliar as modalidades contempladas nos regionais de acordo com o que identificarmos na fase nacional”, explicou.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul