Instalação pode iniciar com recursos próprios

Mirna Graciela
Capivari de Baixo

Para garantir maior proteção à população de Capivari de Baixo, no que diz respeito à colocação de câmeras de segurança na cidade, o prefeito Luiz Carlos Brunel Alves pensa em iniciar a implantação dos equipamentos com recursos próprios.

No entanto, ele não descarta uma possível parceria com a secretária estadual de segurança pública (SSP). “Estou conversando com pessoas que trabalham com este tipo de serviço para tentar instalar algumas câmeras. Em princípio serão implantadas nos pontos mais críticos. Mas estes ainda são planos em discussão”, antecipa Brunel.

O prefeito aguarda a resposta do gestor da SSP, César Augusto Grubba, com quem teve um encontro para falar sobre o assunto no mês passado. “Oficializamos a solicitação de instalação de oito câmeras no município. O secretário foi receptivo e ficou de fazer um levantamento dos custos. Estamos no aguardo”, confirma o prefeito.

Pela parceria, os equipamentos serão fornecidos pela SSP e o município fará a manutenção das câmeras e de todo o sistema de monitoramento. Brunel acredita que em 15 dias terá um parecer oficial do secretário Grubba.

Câmera identifica autor de furto
Os equipamentos de segurança instalados na escola Teresa Mar tins de Brito, no Centro de Capivari de Baixo, auxiliaram a polícia na identificação do autor de um furto praticado no dia 26 do mês passado na instituição.

A expectativa de instalação de câmeras em pontos estratégicos da cidade é vista como um reforço na segurança pública, avalia o investigador de Polícia Civil Márcio de Souza.

“É muito importante que o município faça este investimento, pois já está provada a eficiência do trabalho da polícia com esta ajuda”, atesta o investigador. Muitos bancos, lotéricas e lojas possuem este tipo de vigilância que minimiza a ação de criminosos e auxilia uma ação mais rápida e eficiente da polícia.