Incentivo à leitura no Cleto da Silva

Karen Novochadlo
Tubarão

Todos os dias, um aluno da 2ª série da escola Cleto da Silva, na Guarda-MD, em Tubarão, leva um livrinho para casa. E, na tarde seguinte, tem que contar para os colegas a história. Esta iniciativa da professora Marceli dos Anjos Antunes incentiva os estudantes a criarem o hábito de leitura.

As crianças levam os livros dentro de uma bolsinha, feita especialmente para esta missão. A aluna Karine Castro Silva, 8 anos, adora ler os contos sobre gatos.
Já Samira da Silva Weihranch, 8 anos, gostou de conhecer a historinha de Cachinhos Dourados. E até levou três ursinhos e uma boneca para a auxiliar na narração do conto para os coleguinhas. Todos o livrinho também trazem uma lição moral para os alunos.
A de Cachinhos Dourados, por exemplo, ensina a não mexer nos pertences dos outros. Os estudantes confeccionaram um tapetinho, onde sentam-se para ouvir as histórias.

Trânsito e educação

O programa “Se Essa Rua Fosse Minha”, idealizado pela prefeitura de Tubarão, chegou com muita força nas instituições de ensino. A escola Cleto da Silva, na Guarda-MD, organizou para esta semana uma reunião com os pais de alunos para ministrar uma palestra sobre educação no trânsito. Ao participarem do programa, os estudantes receberam um kit, composto por um livro para o aluno e para os pais, além de um manual de instruções, DVD, jogo da memória, cartazes e bolsa de material reciclável.

Aprendendo a ler com o Patinho Feio

Não são apenas os alunos que precisam aprender! Na escola Bom Pastor, em Tubarão, as professoras colocam em prática as técnicas aprendidas no curso de Pró-letramento, oferecido pela secretaria de educação da prefeitura. Atualmente, as educadoras desenvolvem um projeto baseado na história do Patinho Feio. Durante o recesso escolar, cada estudante levou um patinho para casa. No retorno à sala de aula, receberam uma ponteira para colocar o patinho na ponta do lápis.

“Quem Não Lê, Não Escreve”

Os estudantes da 8ª série da escola Arino Bressan, no Monte Castelo, em Tubarão, participaram ontem de atividades do projeto de extensão Quem Não Lê, Não Escreve, realizado pelo curso de administração da Unisul. Os alunos receberam um exemplar do livro “Anita e Garibaldi: Uma História, Uma Paixão…”, entregues pelo próprio autor da obra, Pedro Paulo Camilo.