Inauguração será no próximo dia 27

Os próximos dias servirão para os últimos ajustes. A organização da parte de escritório e a colocação de móveis são alguns deles.
Os próximos dias servirão para os últimos ajustes. A organização da parte de escritório e a colocação de móveis são alguns deles.

Mirna Graciela
Tubarão

Agora é para valer. Está marcada para o próximo dia 27 a solenidade de inauguração do novo Presídio Regional de Tubarão, no bairro Bom Pastor. As obras estão totalmente concluídas.
Daqui em diante, os trabalhos concentram-se na estruturação interna e na parte operacional, no que diz respeito à contratação dos funcionários que trabalharão no local.

A definição da data ocorreu ontem, em Florianópolis, na secretaria de justiça e cidadania. Mesmo em meio a quebras de prazos de entrega, o término da construção é motivo de alegria e alívio para o secretário de desenvolvimento regional em Tubarão, Haroldo de Oliveira Silva, o Dura. “É evidente que a sociedade esperava com muita expectativa. É uma questão que se finaliza, o importante é isto. E ganhamos mais segurança e tranquilidade”, comemora Dura.

Ontem, o engenheiro Gregório Brighenti, proprietário da Construtora e Incorporadora Brighenti, empresa responsável pela maior parte das obras, dispensou nove funcionários. “Deixei apenas um, que será responsável pelo recebimento de materiais, como móveis de escritório, colchões para as celas, roupas de cama, objetos de cozinha, entre outros”, informou o engenheiro.
Além da mobília e de outros materiais para uso diário, também faltam as instalações do sistema de telefonia, da rede de computadores e do monitoramento de segurança.

A luta pela unidade e sua estrutura física

A ordem de serviço para a construção do novo Presídio Regional de Tubarão, uma reivindicação de anos da população, foi assinada no fim de outubro de 2009. Foram investidos pelo governo do estado aproximadamente R$ 6,5 milhões.
Conforme o contrato, a entrega da obra estava prevista para o fim do ano passado, no entanto, o prazo precisou ser ampliado. O complexo prisional foi construído em uma área de 1.919,18 metros quadrados. A unidade tem capacidade para abrigar 368 detentos. Destes (120 na ala do semiaberto e 248 no regime fechado).

O novo presídio não possui uma área específica para as mulheres. Hoje, mais de 50 delas ocupam um espaço no atual prédio da instituição, no bairro Humaitá de Cima. Por enquanto, elas ficarão lá. Mas a comunidade deseja uma praça no local. Existem conversas sobre a possibilidade de construir uma ala, separada, no terreno ao lado da nova unidade, mas a questão ainda não está definida.

Há vagas para trabalhar na unidade prisional

Terminam nesta sexta-feira as inscrições para as 100 vagas de emprego em diversas áreas, necessárias para o funcionamento da nova unidade do presídio.
As pessoas interessadas em ocupar algumas das funções devem ir até o Sine de Tubarão, com documentos e carteira profissional. É obrigatório não ter antecedentes criminais. A secretaria de justiça e cidadania contratou a empresa Ondrepsb, vencedora da licitação pública para administrar os serviços terceirizados na instituição carcerária. Uma estrutura foi montada no órgão, com uma psicóloga, que realiza as entrevistas com os interessados.

Das 100 vagas, 60 são para agentes de controle, profissionais que terão a responsabilidade de fiscalizar, fazer vistorias e outros serviços diversos. Esta função, com salário acima de R$ 1 mil, é voltada para ambos os sexos e não tem necessidade de experiência. A empresa oferece treinamento e a única exigência é ter o ensino médio completo.

Existem cargos em que é necessário possuir nível superior, a exemplo de médico, psicólogo e dentista. Em outras áreas, é preciso ter o curso profissionalizante. No entanto, há aquelas em que não há requisito algum. A partir da escolha das pessoas, a equipe selecionada participará de uma capacitação, já na próxima semana, com dinâmicas e locais específicos de cada setor.
O treinamento e a escolha e administração do pessoal são gerenciados pela empresa Ondrepsb.
O Sine atende das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, na rua Coronel Cabral, no centro.

Confira as áreas de trabalho!
Médico psiquiatra, médico clínico geral, psicólogo, dentista, técnico em enfermagem, enfermeiro, professor de educação física, cozinheira, pedagogo, farmacêutico, técnico de informática, auxiliar de administração, telefonista, almoxarifado, motorista, assistente social, oficial de serviços gerais, terapeuta ocupacional, advogado, agentes de controle, atendente de gabinete de dentista, copeiro, encarregado do setor de prontuário, oficial de manutenção e técnico de segurança no trabalho.