Importância da mobilidade urbana é discutida

Nakano atendeu a imprensa na tarde de ontem, em Tubarão  -  Foto:IF Assessoria em Comunicação/Divulgação/Notisul
Nakano atendeu a imprensa na tarde de ontem, em Tubarão - Foto:IF Assessoria em Comunicação/Divulgação/Notisul

Tubarão 

O arquiteto e urbanista Kazuo Nakano, que participa hoje do 1º Seminário Regional de Arquitetura e Urbanismo, traz experiências importantes de grandes cidades, como São Paulo, onde esteve envolvido no processo de revisão do Plano Diretor Estratégico da cidade. 

Em entrevista coletiva à imprensa, ontem, ele explicou que todas as cidades têm jeito, mas tudo depende das estratégias a seguir. “Acredito que qualquer município tem condições de resolver os seus problemas. Cada cidade é fruto de um processo político de decisões e escolhas. Dependendo dessas escolhas, encontramos as soluções necessárias ou agravamos ainda mais os problemas. É neste contexto que entra o profissional”, explicou Nakano, ao ressaltar a importância do profissional de arquitetura e engenharia neste processo, o que será também uma das temáticas abordadas no seminário.

De acordo com o presidente da Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos Vale do Rio Tubarão (Area-Tb), Thomaz Londero Moojen, a entidade espera estimular uma discussão que é recente, em função da complexidade atual da vida urbana e a política pública urbana vigente. “Em cidades de pequeno e médio porte, essa discussão se apresenta mais distante. O seminário servirá como introdução ao tema para profissionais que não o conhece, e como ambiente de discussão de ideias para todos”, diz Moojen.

O 1º Seminário Regional de Arquitetura e Urbanismo: Planejamento Urbano – novos desafios à atuação profissional – inicia às 16h30min, no Clube 29 de Junho. O evento tem apoio do CAU/SC, Amurel, Fucap, Sinduscon, FTC e Tractebel Energia.