Gravatal faz cavalgada em homanagem à história dos tropeiros que cruzaram a região no passado

Emancipado de Tubarão há 62 anos, o município de Gravatal tem uma história mais densa integrada, entre tantos causos e registros, com as trilhas dos tropeiros que desciam a Serra do Rio do Rastro em busca dos portos de Poço Grande do Rio Tubarão, Laguna e do Porto de Gravatá. Para relembrar parte da história e a dura vida dos primeiros tropeiros que chegaram a Gravatal, debaixo de sol forte, com altas temperaturas ou até mesmo de frio e chuva, eles cumpriam sua missão de trazer mercadorias para serem levadas pelo rio, domingo ocorreu a Cavalgada aos Tropeiros.

A homenagem aos bravos tropeiros que cortavam o país entre São Paulo e o Rio Grande do Sul, a Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde realizou a Cavalgada em Homenagem aos Primeiros Tropeiros. A homenagem faz parte da comemoração dos 62 anos da cidade. O evento teve início às 8h30, com saída do Espaço 4Patas, nas Termas de Gravatal, seguindo em direção ao Hotel do Lago, subindo pelo São Geraldo, chegando ao Rancho Avelino, no bairro Jardim Andreia, onde os participantes foram recebidos em festa. Foi servido um lanche aos cavaleiros.

Na história de Gravatal, os tropeiros vinham das cidades próximas às serras do Rio do Rastro e do Corvo Branco, trazendo no lombo de mulas, as mercadorias – couro, carnes, farinhas, banha, etc – que seriam trocadas na cidade. Daqui, alguns dos itens que vinham dos Campos de Lages ou Campos de Cima da Serra seguiam em canoas pelo Porto Gravatá com destino às cidades vizinhas e Laguna. Em seguida, os tropeiros recarregavam mantimentos e voltavam para casa.

“Ficamos honrados em poder fazer parte de uma homenagem tão simbólica. Muitas pessoas em Gravatal amam andar de cavalo. Assim, poder representar esses tropeiros é algo que nos deixam muito felizes”, diz a proprietária do Espaço 4Patas, Andréia Alves. Para o prefeito de Gravatal, Clei Rodrigues, esse é um momento histórico para o município. “É uma cavalgada simbólica. Homenagear os tropeiros é algo muito nobre e ilustre. Agradecemos a todos os envolvidos”, fala.