Gerenciamento agora é centralizado

Tubarão

Levantamento de editais, elaboração de projetos, captação de recursos e até prestação de contas são algumas das atribuições do setor de convênios da prefeitura. Desde janeiro, o gerenciamento das parcerias com o governo do estado e União foi centralizado.

O setor é formado pela especialista em gestão Juliana Damiani de Farias e pela tecnóloga em processos gerenciais Elaine Cristina Gonçalves. “A intenção é que, ao centralizar a informação sobre os convênios, possa se ter um acompanhamento de todo o processo, da captação dos recursos, liberação da verba, execução e prestação de contas, para que não se percam prazos, nem documentos e muito menos os recursos porque a informação está dispersa”, explica Juliana.

Atualmente, são realizadas duas frentes de trabalho. Uma delas é o levantamento das informações e acompanhamento dos convênios já firmados. Nestes casos, há duas ações: o acompanhamento do que está em execução; e a prestação de contas dos que já foram concluídos (o que é uma etapa essencial para que o convênio seja finalizado e possam ser liberadas as certidões negativas de débito daquelas parcerias).

A outra frente de trabalho é o levantamento das linhas de financiamento, dos programas e dos editais que estão em aberto (a fundo perdido e com contrapartida) tanto junto ao governo do estado quanto aos ministérios. “Quando se verifica uma possibilidade de captar recursos, informamos à área que pode ser habilitada e auxiliamos na elaboração do projeto. A parte técnica com as especificidades é feita pelas secretarias e fundações, e nós fazemos a formatação para que o projeto seja encaminhado”, esclarece Elaine.