Tubarão

O dia internacional do Yoga foi comemorado nesta sexta-feira. A data une mundialmente todas as pessoas, que por motivos físicos, mentais ou espirituais dedicam-se seriamente a esta prática milenar de cujos benefícios ninguém pode duvidar.

Conforme a professora de Yoga do Espaço Luz, em Tubarão, Fabiola de Souto, os benefícios são muitos, desde de físicos, bem estar, flexibilidade, força, cura de doenças, equilíbrio hormonal emocionais e mentais. “É uma prática completa, física e filosófica. Traz paz, ajuda a lidar com mais equilíbrio com a vida como ela é…Transforma a vida”, enfatiza.

O Dia Internacional do Yoga foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em dezembro de 2014. A prática da modalidade é uma disciplina oriental milenar e tem sua origem nas antigas ‘vedas’, palavra que significa ‘sabedoria’. De acordo com Fabiola, a prática leva as pessoas o conhecimento de uma ferramenta simples e acessível, que é capaz de trazer relaxamento e tonicidade ao corpo e positividade à mente, além de melhorar a memória, concentração e criatividade.

O Yoga não está associado a nenhuma religião, apesar de poder abarcar a prática de qualquer fé que não estabelece como um dos seus mandamentos vitais a conversão violenta. Não possui também nenhum dogma ou sistema de crenças que não seja baseado na lógica e, principalmente, verificável pela experiência direta de qualquer indivíduo. Por fim, mas não menos importante, aquilo que se pretende mostrar por meio do ensinamento da prática não é algo passível de ser negável – hoje, amanhã ou em qualquer tempo – por qualquer nova descoberta advinda da investigação científica, pois trata-se da real natureza do próprio investigador que, antes de ser cientista, é ser humano.