O maior artista plástico Catarinense e reconhecido internacionalmente foi o tubaronense Willy Zumblick (in memorian). Ao longo de 75 anos, ele dedicou a vida à arte de retratar fatos históricos, religiosos e culturais de Tubarão e de Santa Catarina. Nesta quarta-feira (29), um dos projetos da Tubarão Saneamento ganhou forma e homenageou o Willy e a história.

Com a autorização da família do artista plástico, a Tubarão Saneamento plotou o painel elétrico da Estação Elevatória de Esgoto Marcolino com algumas obras de Zumblick. A estrutura fica na Praça Walter Zumblick, em frente ao museu que leva o nome do artista.

“Quando definido o local para a instalação desta elevatória, a nossa equipe teve o cuidado de não comprometer o espaço útil da Praça e, mesmo respeitando isso, ainda assim faltava algo. Entendíamos que o painel precisava ser instalado de forma harmônica ao ambiente, fazendo sentido àqueles que por ali passassem. Agora, não temos dúvidas de que alcançamos esse objetivo”, contou o diretor, Marcelo Fernandes Matos.

A estrutura principal da Estação Elevatória de Esgoto Marcolino está no subsolo, ficando visível apenas o painel elétrico. Nele, foram plotadas as obras: Retrato de Anita, Autorretrato, A Coroa do Imperador e Dança Alemã Forquilhinha.

 

Sobre a EEE Marcolino

A Estação Elevatória de Esgoto Marcolino entrou em operação no dia 1° de julho de 2020 e contribuiu para o aumento da cobertura de coleta e tratamento de esgoto no município, de 12% para 16,7%. A função dessa elevatória é direcionar até 13 milhões de litros de esgoto, por mês, gerados em 1.837 unidades consumidoras da região central, para a EEE Braz, instalada no bairro Recife. A partir dessa segunda Estação Elevatória (a maior de todo o Sistema), o esgoto bruto segue para a Estação de Tratamento de Esgoto Figueira, na comunidade de Morrinhos. Após o tratamento, o esgoto tratado é lançado no antigo Rio Tubarão, popularmente conhecido como Rio da Madre. Mais informações, pelos telefones: 0800 648 9596 e (48) 3052-7400 ou no site www.tubaraosaneamento.com.br.

 

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul