Grupo mobiliza moradores e veranistas para amanhã, às 17 horas, na Praia do Cardoso. Surfistas recolhem lixo e conscientizam a população sobre proteção ambiental

Laguna

Calor e praia, uma combinação perfeita no verão. Após a rotina de trabalho e estresse, milhares de pessoas aproveitam as areias dos balneários para fazer uma caminhada, observar as ondas e aproveitar a natureza. Porém, muitos mantêm um hábito prejudicial à fauna marinha e deixam sua trilha de lixo à beira-mar.
Preocupados com a preservação do meio ambiente, os surfistas da Associação de Tow In de Jaguaruna (Atow-Inj) da Laje da Jagua e da Associação dos Surfistas do Farol de Santa Marta, em Laguna, promovem o segundo mutirão de limpeza na Praia do Cardoso neste ano. O evento será realizado amanhã, às 17 horas. A iniciativa contará com a participação de surfistas, moradores e comerciantes.

De acordo com o surfista e proprietário da Baiuka Pousada, João Baiuka, o objetivo é conscientizar a população, que frequenta as praias da região, sobre a necessidade de manter as praias limpas, evitando, assim, a propagação de doenças e a degradação do meio ambiente. “Tentamos manter nossa praia limpa, já que o local recebe pouca manutenção da prefeitura. Essa já é uma prática antiga. Todos os anos fazemos esse movimento e recolhemos quilos de lixo que ficam espalhados pelo trajeto”, alerta.

O primeiro mutirão de 2017 ocorreu no dia 1° de janeiro, quando dois amigos recolheram dezenas de sacos de lixo com os resíduos encontrados na praia. Conforme o surfista, a ideia é manter a ação para manter a conservação de um dos pontos turísticos mais visitados no Sul do Estado.

Associação incentiva a prática do surfe em Jaguaruna
A onda da Laje da Jagua, conhecida como uma das maiores do Brasil, atrai centenas de surfistas de renome nacional à praia do Arroio Corrente, em Jaguaruna. Com o intuito de incentivar o esporte no local, a Associação de Tow In de Jaguaruna (Atow-Inj) inicia a programação de eventos. Neste fim de semana, ocorre a maresia de surfe amador 2017 na Prainha do Farol. Outras sessões de big surfe serão realizadas no decorrer do ano na Praia do Cardoso e em outros pontos do litoral sul com a participação de surfistas nacionais e locais.