Após a publicação de um decreto neste domingo (15), a prefeitura de Braço do Norte, apresentou duas novas medidas nesta segunda-feira (16), que trazem procedimentos a serem adotados pela população para evitar o avanço do coronavírus. O texto baseia-se no cancelamento das aulas na rede estadual e particular de ensino no município e ainda, os atendimentos ao público externo, somente a Secretaria Municipal de Saúde irá atender a demanda, as demais repartições terão o atendimento cancelado.

Segundo o prefeito Roberto Kuerten Marcelino, as equipes continuarão a trabalhar normalmente, porém é necessário evitar contato. “Essas medidas são para preservar a nossa população. Outro ponto importante e inovador é que a nossa Secretaria Municipal de Saúde já está capacitada para melhor atender o cidadão por meio do ‘Alo Braço do Norte’ pelos telefones (48) 3658-2646 e (48) 99937-1450. Esses meios servirão para ajudar as pessoas que estão com dúvidas”, enfatiza o chefe do poder Executivo.

A decisão ocorre em função de alguns fatores, como: o estado de pandemia anunciado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a expectativa da Secretaria Estadual de Saúde no aumento significativo do número de casos, a existência de caso confirmado no município e o fato de Braço do Norte ser uma cidade de grande fluxo de pessoas. Este novo decreto terá validade a partir desta terça-feira.

Os casos confirmados do novo coronavírus alcançaram 234 nesta segunda-feira (16), segundo a atualização divulgada pelo Ministério da Saúde. É mais do que o dobro de três dias atrás. Na sexta-feira (13), o total passou de 100 pela primeira vez e agora já ultrapassa os 200. Neste domingo, o balanço registrou 200 pessoas infectadas.