Oficialmente à 01h19 deste domingo, 22, inicia o verão no hemisfério Sul e de acordo com a Epagri/Ciram, o período, que se estende até 20 de março, será marcado pelo calor acima da média na região.

Segundo o órgão, o trimestre apresenta previsão de chuva na média climatológica, em SC. Trovoadas com pancadas de chuva serão frequentes, ocorrendo principalmente na tarde e noite, com valores mais significativos em algumas localidades do que em áreas próximas. Dias consecutivos de chuva poderão alternar com períodos de dias mais secos.

Nesta época do ano, sobretudo em janeiro, é alta a incidência de temporais com raios, granizo e ventania em SC. Por vezes ocorrem acumulados significativos de chuva em curto espaço de tempo. Por isso, a Epagri/Ciram recomenda o acompanhamento diário dos boletins e informações disponibilizados no site.

A chuva mais significativa no trimestre em SC, normalmente ocorrem devido à passagem de frentes frias pelo litoral e, episódios de chuva mais intensa ocorrem no Oeste e de Laguna ao Norte (Grande Florianópolis e Litoral Norte) em janeiro e fevereiro.

Em janeiro as condições atmosféricas são pouco favoráveis aos ciclones extratropicais no litoral Sul do Brasil.

Natal

Para véspera, 24/12, terça e feriado de Natal, 25, quarta-feira, a previsão de tempo é estável com predomínio de sol, calor típico de verão, ou seja, acima de 30°C em todas as regiões catarinenses, e sem indicativo de chuva devido a atuação de uma massa de ar mais seco.

Fim de semana

O sábado, 21, será marcado pela passagem de uma frente fria, trazendo chuva e trovoada para o Sul, no decorrer do dia, com risco de temporais localizados com granizo. Já o domingo, será encoberto em todas as regiões, melhorando com sol no decorrer do dia, devido ao afastamento da frente fria de SC.