Bertoldo Weber
Braço do Norte

No ano passado, os municípios que compõem o Vale do Braço do Norte (Braço do Norte, Grão-Pará, Rio Fortuna, São Ludgero e Santa Rosa de Lima) -assim como o restante do país – foram alvo de mais uma contagem populacional realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado foi positivo e confirmou o crescimento da região: agora, mais de 50 mil pessoas habitam a região.

Segundo o coordenador da agência do IBGE na região, Isaac Tegnalt Carrer, os trabalhos foram realizados normalmente, inclusive com o apoio das prefeituras. Além dos números levantados oficialmente, alguns itens particularmente chamam a atenção. Os cinco municípios, juntos, possuem mais de 470 pessoas (quase 1%) acima dos 80 anos.

Outro dado interessante é que 24,5% da população é da faixa etária entre 0 e 14 anos. Do total, aproximadamente 29% são de pessoas que estão na faixa entre 15 e 29 anos e cerca de 44% têm entre 30 a 79 anos. Um dos municípios que ficou abaixo do esperado foi Braço do Norte.

As expectativas eram para que os números confirmassem uma população acima de 30 mil habitantes. Tem 27.730, conforme o IBGE.