Carolina Carradore
Tubarão

O Dia D da campanha de vacinação contra a poliomielite no Brasil, neste sábado, foi considerado positivo na região. No geral, mais de 70% das crianças com idade entre zero a cinco anos receberam as gotinhas da vida na Amurel. Todavia, alguns município não alcançaram, ainda, nem 50% da meta estipulada.

Segundo dados do Ministério da Saúde, das 21.567 crianças menores de cinco anos, 15.677 receberam a segunda dose da vacina até este sábado. Um número considerado positivo para a enfermeira responsável pela imunização da 20º regional de saúde em Tubarão, Sandra Regina Alves da Silva.

“Estamos satisfeitos com o resultado. Acredito que atingiremos a meta até o fim da campanha, na sexta-feira da próxima semana”, comemora. Em Tubarão, 4.057 pequenos receberam a segunda dose da vacina. A estimativa da 20ª regional é imunizar 5.846 crianças.

A vacina contra poliometite continuará disponível nos postos de saúde pelas próximas duas semanas. Em Tubarão, as unidades de saúde estarão abertas das 7h30min às 15h30min. Na Policlínica, o setor de vacinação atende das 7 horas às 18h30min.

Caderneta de vacinação em dia
Além de serem imunizadas contra a poliomielite, as crianças que forem levadas aos postos de sáude da região e estiverem com alguma outra vacina em atraso, poderão colocar a caderneta em dia. Além das gotinhas da pólio, os postos têm disponíveis as doses como a tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche e hemófilo B), a tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e a da hepatite.