#Pracegover Foto: na imagem há um frasco de vacina, uma seringa e uma luva
#Pracegover Foto: na imagem há um frasco de vacina, uma seringa e uma luva

Início da vacinação no município de Criciúma começará nesta terça-feira (19), com aplicação em profissionais da saúde e grupos prioritários. As equipes de gestão e saúde do Governo de Criciúma definiram na noite desta segunda-feira (18), em reunião extraordinária, os últimos detalhes do Plano de Vacinação Municipal.

A Secretaria de Saúde, junto aos profissionais da Vigilância Epidemiológica e Sanitária, levaram em conta o quantitativo reduzido de doses de vacina para COVID-19 enviadas pelo Ministério da Saúde aos estados e municípios. Em Criciúma o total recebido para a execução dessa primeira etapa de vacinação foi de 2.294 doses.

Com isso, para essa primeira etapa, considerando a deliberação da reunião da Comissão Intergestores Bipartite do Estado de Santa Catarina, a gestão municipal definiu os critérios de aplicação das doses, de acordo com a realidade do município.

O quantitativo populacional que abrange os critérios de vacinação definidos pelo Ministério da Saúde para essa primeira etapa de imunização é de aproximadamente 14 mil pessoas no município.

Ao levar em conta que cerca de 95% dos óbitos ocorridos no município de Criciúma se deram em pessoas acima de 50 anos, em Criciúma foi estabelecido para essa primeira etapa os seguintes grupos populacionais prioritários a receberem a primeira dose da vacina:

1º) Residentes de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs);

2º) Profissionais de saúde que estejam atuando na linha de frente no combate à COVID19, lotados em UTIs COVID19, emergências COVID19, clínicas hospitalares COVID19, Centros de Triagem COVID19 e Unidades Básicas de Saúde, com 50 anos ou mais.

Tão logo novas doses de vacina sejam recebidas pelo município, novos grupos serão abrangidos, observando os critérios pré-definos pelo próprio Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde. Mais detalhes como locais, horários e logística de aplicação, serão informados ao longo do dia.

 

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul