Tubarão
 
Oficialmente, o verão termina na próxima terça-feira. A chegada do outono é marcada pela diferença brusca nas temperaturas ao longo do dia. De manhã, sol forte. À noite, frio.
 
O clima é um prato cheio para o surgimento de doenças no trato respiratório, principalmente. Neste caso, a melhor saída é a prevenção. Em Tubarão, dois locais já dispõem da vacina conjugada, que protege contra a gripe comum e o vírus da H1N1.
 
Um dos pontos é a clínica Pró-Vida, no centro da cidade. Lá, a vacinação pode ser feita de segunda a segunda, das 8 horas às 23 horas, o mesmo horário de atendimento da clínica.  
 
O custo da dose é de R$ 50,00. Neste ano, assim como em 2011, o valor continua reduzido. na época do surto da gripe H1N1, o custo da vacina era de aproximadamente R$ 140,00. Pela alta demanda, clínicas e hospitais adquiriam cada unidade da vacina por um preço muito mais alto.
 
“Espera-se propiciar a mais pessoas o acesso à proteção contra a gripe”, destaca o gerente geral da Pró-Vida, Fábio Vandresen. Recomenda-se ainda que a vacina seja aplicada no período que antecede o inverno.
 
O outro local onde a dose pode ser encontrada é o Hospital Socimed, no bairro Passagem. A vacina é recomendada para crianças a partir de seis meses até adultos, principalmente àqueles com risco aumentado de complicações associadas à influenza.
 
Informe-se
Qualquer dúvida sobre a aplicação da dose pode ser sanada junto às instituições que oferecem a vacina. No Socimed, o contato pode ser feito por meio do telefone 3621-2500. Na clínica Pró-Vida, o telefone é o 3631-1500.