Wagner da Silva
Braço do Norte

Após uma série de reivindicações e estudos, por parte da Unisul, o Vale do Braço do Norte poderá ter, em breve, a instalação de um Centro de Ciência Agrárias na unidade da universidade em Braço do Norte. A boa notícia foi transmitida pelo diretor dos campi da Unisul de Tubarão e Araranguá, Valter Schmitz Neto, no Seminário de Educação, Ciência, Tecnologia e Negócios Agropecuários.

Com foco reformulado, a partir do próximo semestre, os cursos de tecnologias em agroindústrias, alimentos e agro-negócios serão oferecidos pela universidade exclusivamente na unidade de Braço do Norte. “Com a crise que passa na região, a oferta aumentou, mas a procura diminuiu. É este cenário que queremos reverter. Assegurar novas oportunidades de futuro à região e é este o nosso compromisso”, confere Schmitz.

O trabalho de pesquisa feito pela Unisul, realizado em 2005, foi executado pela equipe formada por Gilmar Plá, Rossana Bianchini, Rodrigo Rebelo Peters, Paulo Roberto Boff, Marcelo Miguel, Vanice Vitali, Marcio Fonseca, Glênio Ferrer, Alessandro Limas e Eduardo Lopes. O objetivo do levantamento, na época, era descobrir qual a verdadeira vocação do Vale e, por fim, adequar a formação superior à realidade. Algo que agora será concretizado.