Liliane Dias
Braço do Norte

A arte é a criação humana com valores estéticos… beleza, equilíbrio e harmonia que expressam as suas emoções, história, sentimentos e cultura. Apresenta-se sob formas como a plástica, a música, escultura, cinema, teatro, dança, arquitetura, etc. Em Braço do Norte, o artista plástico Carlos Luiz Dalsasso, o Carlito, trabalha há quase 50 anos com arte, mais direcionado à pintura de telas.

Atualmente, carlito desenvolve o seu trabalho em um espaço criado exclusivamente para isso, um estúdio de arte. “Aqui nós oportunizamos um espaço às pessoas que gostam e têm vontade de aprender a trabalhar com pintura gratuitamente. A única imposição é que o material seja adquirido na loja”, explica.

O espaço conta com dois professores, que atendem de segunda a sexta-feira, das 9 às 11 horas e das 14 às 17 horas. O trabalho é desenvolvido em pinturas em tela, porcelana, tecido, entre outros. “As pessoas vêm, apresentam-se, marcam horário e iniciamos o trabalho”, detalha o artista, que tem a intenção de expandir o espaço para leitura e conversas do segmento.

Desde a década de 50, quando descobriu o dom artístico, Carlito já produziu aproximadamente cinco mil trabalhos. Hoje, a dedicação é diária; mas nem sempre foi assim. “Acho que a arte deveria ter um maior incentivo. Além disso, ensinar arte não é apenas conhecer os artistas”, enfatiza.

O artista tem um atelier em Garopaba, onde trabalha no verão. Para o próximo ano, a intenção é levar o projeto para Balneário Camboriú. Recentemente, ele participou de uma feira no Rio de Janeiro, onde pintou “ao vivo”. “Trabalhei com motivos de Santa Catarina, foi uma experiência muito boa”, afirma.