Entre tantas modalidades de negócios imobiliários, a permuta se destaca por sua facilidade de tramitação.

Às vezes chega uma hora que o lugar em que você vive já não é tão perfeito como era há alguns anos. É a localização que já não é mais apropriada para o seu dia a dia, o espaço que de um dia para o outro parece ter diminuído ou, quem sabe, você só quer mudar de vida, começar um novo capítulo com tudo fresquinho. Você pesquisa, escolhe o melhor bairro, olha as fotos de um apartamento e liga para o proprietário ou corretor. Agenda uma visita, se apaixona pelo imóvel! Agora tudo que você precisa fazer é reformar o seu imóvel e colocá-lo à venda para levantar o valor referente ao investimento no novo apartamento. Essa espera por um comprador pode durar meses ou até anos – se você fizer da maneira convencional. Para quem busca uma forma rápida de se mudar, a permuta de apartamentos tem sido uma modalidade bastante procurada.

Como funciona a permuta de imóveis?

Mais simples do que muitas das tramitações imobiliárias, a permuta de imóveis oferece a possibilidade se trocar um imóvel por outro, independente do valor. Se o seu imóvel for de menor ou maior valor do que o oferecido a você, uma compensação financeira pode ser definida para que ambas as partes envolvidas no negócio saiam satisfeitas. Dependendo da flexibilidade do negócio, é possível até colocar outros itens como carros ou terrenos não construídos para igualar esse valor.

Modalidade possui parte burocrática mais leve.

Uma vez alinhados os valores de cada imóvel e as devidas compensações para que haja equilíbrio na negociação, é necessária uma escritura pública. Esse documento é vital para que o acerto seja concretizado e sua emissão em um cartório custa entre 4% e 6% do valor do imóvel. Além do documento registrado em cartório, fica pendente também o pagamento do ITBI – Imposto de Transmissão de Bens e Imóveis. Todos os impostos pagos, assim como a data de entrega de ambos os imóveis são anexados à escritura.

Uma boa saída para quem busca soluções rápidas.

Distante das difíceis e exaustivas tramitações que podem decorrer de uma possível venda do seu imóvel, além do investimento com uma reforma, a permuta proporciona a quem já tem uma casa ou apartamento a chance de encontrar um lugar maior e mais acessível para morar sem precisar recorrer a um corretor ou esperar meses para fechar negócio. Em muitos casos, essa demora acaba até comprometendo o timing do negócio, fazendo com que o interessado precise começar a sua pesquisa novamente.

O mercado oferece empresas que entendem muito bem de permuta de imóveis.

Uma busca rápida no navegador e você encontra todas as empresas que lidam com essa forma de negociar imóveis. Em muitas delas, especialistas na área visitam o apartamento com a finalidade de precificá-lo de forma justa. Quesitos como localização, tamanho e estado da unidade são avaliados para que você receba uma proposta e assim, possa escolher alguma unidade do seu interesse dentro de um portfólio com imóveis inteiramente reformados e bem localizados.

A permuta torna mais fácil que você alcance seu objetivo de forma rápida e econômica. Leve essa opção em consideração na hora de trocar de imóvel!