Imbituba

Agora, para ver baleia franca no mar de Imbituba ou Laguna só em 2011. As fofinhas já voltaram para casa! Elas se foram, e deixaram um rastro de desenvolvimento acima da média na região. O turismo de observação de baleias na região registrou, nesta temporada, um crescimento de 30% em relação ao ano anterior. Os dados são da Turismo Vida Sol e Mar, com sede na praia do Rosa, em Imbituba.
Os números da primeira operadora de Santa Catarina a oferecer whale watching embarcado comprovam que este segmento cresce a cada ano. Do começo do desenvolvimento da atividade, em 2004, até este ano, o número de visitantes que vieram para Imbituba – trazidos por pacotes turísticos relacionados à avistagem de baleias – passou de 335 para 1.259.
Na avaliação do empresário Enrique Litman, proprietário do Grupo Vida Sol e Mar, essa tendência é algo que se consolida nos últimos anos porque o brasileiro, aos poucos, começa a descobrir este segmento turístico. “Este ano, do total de passageiros, 88% eram brasileiros”, aponta Litman.
A maioria dos turistas desta temporada veio de outras cidades de Santa Catarina, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. O restante, 18,2%, veio de outros países, como Alemanha, Espanha, Estados Unidos e Inglaterra.