Rafael Andrade

Tubarão

Um programa educacional para mudanças de hábito e que aprimora a capacidade de estar presente será ministrado em Tubarão entre 16 de março e 4 de maio, no auditório da Associação Empresarial de Tubarão (Acit). Organizado pela Maestria Plena, de Florianópolis, o curso tratará sobre mindfulness, que é uma prática em que se amplia a consciência do momento presente, desenvolve-se a capacidade de percepção curiosa e aberta das experiências internas (pensamentos, emoções) e externas (pessoas e situações). Neste estado de consciência é possível ser mais criativo, ter maior discernimento e concentração.

Serão oito encontros, sempre às segundas-feiras, das 18h30 às 20h. Os instrutores responsáveis são Toni Barros e Fernanda Nath, da capital. Os participantes terão aulas teóricas e práticas. As práticas fundamentais incluem técnicas e cultivo da atenção em movimento e repouso. Os participantes receberão as instruções e áudios para o treinamento mente-corpo. Práticas complementares são recursos que permitem integrar o modo mindfulness nas ações do dia a dia, como caminhar, tomar banho, dirigir, conversar e etc..

 “Executamos este programa em Santa Catarina e em outros Estados. É uma musculação do cérebro. É aberto aos mais variados públicos. Teremos muita dinâmica e variadas formas de treinar e ‘estar presente’”, resume Toni. 

   

O mindfulness é uma arte que vem sendo aplicada em todo o mundo no contexto da educação, desenvolvimento pessoal, saúde, empresas e esporte, baseado em tradições contemplativas milenares e avanços científicos recentes.

“Vivemos em um ritmo acelerado em um mundo cada vez mais complexo. Estamos ocupados por demandas, estímulos e novas possibilidades. Para lidar com esta realidade de forma saudável e com mais qualidade, precisamos acessar um estado de calma, clareza e presença. Nossa atenção é limitada, quando estamos tomados pelo trivial, não sobra nada para o que é essencial”, esclarece Barros.

O que você vai aprender?

– Dirigir a sua atenção com sabedoria e compaixão;

– Melhorar sua capacidade de fazer boas escolhas;

– Gerenciar a ansiedade e o estresse;

– Viver com mais calma e clareza no corpo e na mente.

Mindfulness

Pesquisas científicas comprovam alguns benefícios em quem pratica regularmente, como:

• Redução de stress e ansiedade;

• Melhora da capacidade de concentração e criatividade;

• Desenvolvimento da empatia e melhores relacionamentos;

• Aumento de flexibilidade emocional.

Investimento

• 4x R$ 200 ou R$ 720 à vista. (+taxa sympla)