Uma ação conjunta entre a secretaria de Segurança, Trânsito e Patrimônio e secretaria de Urbanismo, iniciada nesta semana, busca controlar a presença de vendedores ambulantes nos cruzamentos com semáforos. A intenção é orientar esse público a cumprir uma série de normas previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e também Código de Posturas do Município.

A presença de vendedores ambulantes é uma preocupação constante do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), formada por membros do Governo Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e diversas entidades para tratar da questão da segurança pública. Pelo Código de Posturas do Município é necessário dispor de alvará para atividade comercial e respeitar espaços públicos como calçadas, enquanto o Artigo 254 do CTB proíbe aos pedestres permanecer ou andar nas pistas de rolamento, exceto para cruzá-las onde for permitido. Ambas as situações têm sido desrespeitadas de maneira intensa nos últimos meses.

Na segunda-feira (9), agentes da Guarda Municipal e servidores da secretaria de Urbanismo fizeram várias abordagens a ambulantes nos semáforos para orientações que devem ser cumpridas.

“Teremos novas ações de fiscalização e caso esses ambulantes insistam em não seguir as orientações repassadas anteriormente, os produtos ou mercadorias podem ser apreendidos”, destaca o secretário de Segurança, Trânsito e Patrimônio Evandro Almeida.

Nessa primeira abordagem, os agentes da Guarda Municipal e integrantes da secretaria de Urbanismo também orientaram pedintes e moradores de rua que costumam permanecer nos semáforos para que não fiquem no local e procurem os serviços sociais oferecidos pela prefeitura. Caso alguém queira comunicar à Fundação Municipal de Desenvolvimento Social uma situação como essa e que exija uma abordagem especializada do serviço social, os telefones são o 3906-1037 e 3906-1036.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: