#Pracegover Foto: na imagem há pessoas , cadeiras e uma mesa
#Pracegover Foto: na imagem há pessoas , cadeiras e uma mesa

Crianças são naturalmente cheias de energia e vitalidade, para que toda esta intensidade seja bem aproveitada é comum que os pais matriculem as crianças em atividades extracurricular. O contato com a música na infância, por exemplo, é fundamental. A música não somente relaxa como também estimula diversas habilidades nos pequenos. Pensando nisso o músico tubaronense Maico Campos elaborou o projeto de iniciação ao piano clássico à criança carente e com deficiência. Trata-se de uma oficina (aulas individuais ao piano de cauda) para crianças deficientes e em estado de vulnerabilidade, incluindo palestras educacionais e recitais e, conta com o apoio da Fundação Municipal de Cultura (FMC).

“A oficina de piano, tem como objetivo transformar crianças em artistas construtivos, resgatando os verdadeiros compositores nacionais e grandes mestres, capacitando os alunos para serem professores em suas comunidades”, explica Maico. Encontros com os familiares e os professores de instituições de assistência social, sobre a importância do piano no desenvolvimento psicomotor complementa as aulas. A oficina ainda inclui a aquisição de livros, software de partitura e recital aberto ao público, com ampla divulgação na internet.

Agora, o músico busca recursos no setor privado para dar encaminhamento ao projeto que foi homologado no Diário Oficial da União, pela portaria n 158/2020. “A publicação no Diário Oficial da União/ Imprensa Nacional é para o conhecimento da sociedade brasileira, de forma oficial, de que o projeto entrou em vigor”, ressalta Maico.

No caso, o Governo Federal celebra e divulga, que a Sala de Piano Maico Campos, o método de ensino e o proponente, estão reconhecidos e aptos a captar recursos de impostos federais para execução do projeto. Os interessados, podem destinar 3% do imposto federal (Pessoa Jurídica e/ou Pessoa Física) isentos de ônus, na conta 64567-2, agência 201-1, do Banco Do Brasil.

O projeto foi acolhido pela Fundação Municipal de Cultura, que é uma incentivadora e apoiadora, e no que couber, utilizará dos meios cabíveis para fomentar a implantação da oficina. Para o diretor-presidente da FMC Carlos Zamparetti, o propósito do projeto de inclusão social, através da música, tem um apelo enorme da sociedade. “Os benefícios do piano para as crianças são surpreendentes. É um dos instrumentos que mais precisa de coordenação motora; promove a capacidade de concentração e estimula a memória; fortalece a autoestima; melhora a qualidade dos estudos e ainda é divertido. Ficamos muito felizes quando o Maico nos procurou e vamos ajudar e apoiar esse projeto”, destaca Zamparetti.

Informações:

Iniciação ao Piano Clássico à Criança Carente e com Deficiência

Diário Oficial da União: 03/03/20 | Edição: 42 | Seção: 1 | Página: 8Seguimento: Música Erudita/ Ações de capacitaçãoPronac: 201271 Mecanismo: Mecenato / Enquadramento: Artigo 18Período de execução: Dt. Início 6/06/2021 a Dt. Final 06/04/2023 (18 meses)Informações Bancárias: AG 202-1 / Conta Captação 64.567-2 Valor autorizado/ Saldo a captar: R$ 196.750,49

Contatos:

Sala de Piano Maico Campos (48) 99694-7719 | TubarãoFundação Municipal de Culturacultura@tubarao.sc.gov.br

 

Fonte: Governo de Tubarão