#Pracegover Foto: na imagem há um homem em pé, quatro homens sentados, uma mesa, caneta e folhas
#Pracegover Foto: na imagem há um homem em pé, quatro homens sentados, uma mesa, caneta e folhas

Desde às 12h45 desta quinta-feira (27), Tubarão se aproximou de maneira institucional do Estado de Israel ao assinar o acordo de cidade-irmã com Hefer Valley, distante 30 quilômetros da capital Tel Aviv. O ato foi celebrado de maneira online, com o prefeito Joares Ponticelli e a prefeita Galit Shaul fomalizando o acordo em suas respectivas cidades e festejando a promissora parceria ao som da música Trem das Onze, cantada em hebraico e em português.

Em Tubarão, o prefeito Joares Ponticelli participou do ato online na companhia do secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação Giovani Bernardo, do presidente da Câmara de Vereadores Nilton de Campos, do presidente da Fundação Unisul Salésio Herdt e do representante da Associação Empresarial de Tubarão (Acit) e vice-presidente da FIESC Litoral-sul Alexandro da Cruz Barbosa. No lado israelense, Galit Shaul estava junto de diversas autoridades locais, além do ministro conselheiro da embaixada do Brasil em Tel Aviv, Lincoln Bernardes Júnior, e do presidente da Câmara Brasil Israel de Comércio e Indústria, Claudio Goldemberg.

Com as devidas traduções do português para o hebraico e vice-versa, foram realizadas as saudações e comentários em torno do histórico acordo. “É um momento histórico para a nossa cidade e acredito que para Hefer Valley também. Sempre sonhei com a aproximação dos nossos povos e desde 2017 voltamos a focar nesse objetivo. A nossa crença, nosso entusiasmo e a nossa admiração com o povo judeu e pela sua capacidade de resistência, resiliência e enfrentamento das dificuldades nos estimula muito e nos faz admiradores dessa jovem nação. E quando voltamos da missão feita em Israel em 2019 ficamos ainda mais decididos a levar adiante esse projeto e esse sonho”, destacou o prefeito Joares.

Joares e Galit Shaul, um próximo do Oceano Atlântico, a outra junto ao Mar Mediterrâneo em uma distância de mais de 11 mil quilômetros, assinaram o documento que celebrou o acordo de cidades-irmãs. Entre os objetivos das duas cidades estão o incentivo a programas de estudo no exterior entre as respectivas universidades e institutos acadêmicos, exploração da cooperação e o intercâmbio entre agências de desenvolvimento local, câmaras de comércio e departamentos de turismo, troca de conhecimentos profissionais nas áreas de sustentabilidade, energias renováveis, agrotecnologia e biotecnologia, além de realizar trocas de entrada e saída em escolas de segundo grau e fornecimento de suporte para intercâmbios de arte e produtos culturais.

Embora o acordo permita a possibilidade de negócios e atividades nas mais diversas áreas, inclusive tecnologia e inovação, na qual Israel é referência mundial, a intenção de Tubarão é concentrar forças na medicina, já que é referência regional nesse setor. Para o prefeito Joares Ponticelli, o Centro de Inovação, que será inaugurado no segundo semestre, deverá direcionar os trabalhos a partir dessa vocação do município.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: Governo de Tubarão