A Mercopar, uma das maiores feiras de inovação e negócios da América Latina, iniciada ontem em Caxias do Sul (RS), teve como atração a apresentação do case de sucesso de Tubarão na valorização da agricultura familiar na compra de produtos para a merenda escolar. A iniciativa faz parte do programa Cidade Empreendedora, em andamento na Cidade Azul há mais de um ano e que agora também chegou a maior cidade da Serra Gaúcha.
 
O Cidade Empreendedora é idealizado pelo Sebrae e tem como objetivo a transformação local pela implantação de políticas de desenvolvimento em eixos estratégicos. É uma solução ideal para municípios interessados em transformar a situação em que se encontram permitindo o aprimoramento do Ambiente de Negócios.
 
Tubarão está inserida nesse programa através de ações e programas de desburocratização, compras governamentais, educação empreendedora e alguns eixos por maturidade do município como Plano de Desenvolvimento Econômico, valorização das empresas locais, turismo, fomento ao crédito e inovação, que juntos forma o plano Tubarão 180º.
 
A apresentação do projeto “Fomento da agricultura familiar com orgânicos para a merenda escolar”, vencedor catarinense da categoria Pequenos Negócios no Campo, no Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, foi feita pelo prefeito Joares Ponticelli, que participou do evento junto com o secretário de Desenvolvimento Econômico Giovani Bernardo.
 
“Gestores de várias outras cidades têm nos procurado para conhecer o funcionamento dessa iniciativa que valoriza e fortalece a economia local e melhora a qualidade da nossa merenda. Foi uma satisfação compartilhar isso em um grande evento de negócios e inovação. Tubarão tem ganhado uma projeção de destaque em vários temas como economia, segurança pública e comportamento desde de 2017 e isso só enche de orgulho a nossa gente”, destacou o prefeito.
 
O secretário Giovani Bernardo ressalta que a apresentação do Tubarão 180º causou uma excelente impressão entre empresários e gestores públicos que prestigiaram a palestra.
 
“Ao final da apresentação, onde o prefeito Joares destacou a questão da agricultura familiar e merenda escolar, várias pessoas vieram falar conosco, parabenizando e elogiando o planejamento de longo prazo e a nossa política de apoio ao empreendedorismo”, contou.