Até o mês passado, Tubarão tinha 3.514.596 veículos. Somente de carros, são 2.037.113 e de motos 671.521.
Até o mês passado, Tubarão tinha 3.514.596 veículos. Somente de carros, são 2.037.113 e de motos 671.521.

Tubarão

Das 30 maiores cidades catarinenses em população, Brusque, no Vale, é a que tem mais automóveis proporcionalmente à sua população. Para cada 100 habitantes da cidade, existem 73,2 veículos. A segunda posição fica com Tubarão, com 70,9 carros para cada 100 moradores.

Os resultados foram apurados pelo Noticenter (www.noticenter.com.br), a partir de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran/SC) referentes a 2010.

A análise comprova que as constantes reclamações sobre o caótico trânsito nas grandes cidades têm fundamento. Em Tubarão, estacionar é um ‘parto’, como se diz no popular. Utilizar uma bicicleta pode tornar-se algo arriscado nas ruas estreitas e de mão dupla. A cidade não dispõe de ciclovias.

A situação é ainda pior nos dias de chuva, quando a quantidade de veículos nas ruas triplica. Além disso, por ser cidade polo da região, Tubarão é destino diário de centenas de pessoas que buscam por educação e saúde, por exemplo.

A situação poderia ser melhorada se houvesse um transporte público mais abrangente e de qualidade, algo que ainda não é realidade na Cidade Azul. Hoje, o número de linhas e horários de ônibus não atende satisfatoriamente a população. Mas, para mudar isto, é necessário a aprovação da lei de concessão.

A matéria entrou na pauta da câmara de vereadores em duas oportunidades neste ano e agora foi retirada definitivamente para que a prefeitura faça nova análise.

No total, 19 dos 30 maiores municípios de Santa Catarina têm mais veículos por habitante do que a média estadual, que é de 54,9. Por outro lado, 198 cidades ficam abaixo deste índice. Mesmo assim, a maioria delas é de pequeno porte, com menos de 20 mil habitantes – portanto, o impacto é menos significativo.