#Pracegover foto: na imagem há frascos de vacina
#Pracegover foto: na imagem há frascos de vacina

Na vacinação contra a Covid-19, receber as duas doses do imunizante é de extrema importância para que o esquema vacinal esteja completo – 15 dias após as aplicações o prazo para que o cidadão esteja realmente imunizado. Acontece que, muitas pessoas deixam de tomar a segunda dose da vacina por supor que somente a primeira dose é suficiente para imunizá-la, mas o fato é que isso não ocorre.

Até então, cerca de três mil pessoas de Tubarão que receberam a primeira dose ainda não fizeram a aplicação da segunda. Vale ressaltar, que mesmo após o prazo certo da aplicação de segunda dose ter passado, deve-se procurar uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, no período vespertino, para que a aplicação ocorra, ou também na sala central da Policlínica, das 13 às 21 horas.

Outro ponto que precisa ser lembrado, é de que o adiantamento de segundas doses de alguns laboratórios vem sendo realizado. Para as pessoas que foram imunizadas com a primeira dose da CoronaVac, pode-se fazer a aplicação da segunda dose logo após um intervalo de 21 dias. Já para a população que recebeu a primeira dose do laboratório AstraZeneca/Fiocruz, a segunda dose da vacina poderá ser aplicada após o período de 10 semanas, e não 12, como antes previsto. Já para as vacinas da Pfizer, o adiantamento de doses não será realizado, e o intervalo entre uma aplicação e outra continua de 12 semanas.

Ainda nesta quarta (11), a população em geral de 22 anos ou mais pode ser imunizada no estacionamento do Farol Shopping, em sistema drive-thru. No total, 1.262 pessoas receberam a primeira dose do imunizante.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: Governo de Tubarão