O Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) concretiza nesta segunda-feira (18) um projeto importante para a região da Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel), iniciando os serviços da Radioterapia, oferecendo aos pacientes uma estrutura completa de tratamento oncológico, concentrado em um só local todos os serviços, desde as consultas especializadas e exames de diagnóstico até os procedimentos de quimioterapia, hormonioterapia, Imunoterapia, cirurgias oncológicas e agora a radioterapia.

As sessões iniciam com novos pacientes, sendo que não haverá transferência de atendimento dos demais que hoje já realizam a radioterapia em outros centros, para que não haja impacto no tratamento. O serviço terá à disposição uma equipe especializada de técnicos em radioterapia, médicos radio-oncologistas, físicos médicos, enfermeiras, técnicos de enfermagem, nutricionista, enfermeira estomaterapeuta, assistente social, nutricionais assim como equipes de recepção e auxiliares administrativos.  “Com este serviço integrado avançamos na oferta e no atendimento do setor, fortalecendo a nossa Instituição que já é referência em oncologia”, ressalta o diretor executivo do HNSC, Fabio Tadeo Teixeira.

A radioterapia faz parte do PER-SUS – Projeto de Expansão da Radioterapia no Sistema Único de Saúde, que prevê ampliar a assistência oncológica a pacientes atendidos por diversos hospitais regionais do País.  A obra teve um investimento total de R$ 8,4 milhões, recurso federal repassado diretamente para as empresas executoras do projeto.

Atendimento:

A Unidade de Radioterapia irá impactar no atual atendimento do setor de oncologia, pois os pacientes que hoje estão em tratamento no HNSC e necessitam de radioterapia, se deslocam para o serviço de referência que é Criciúma, causando um desgaste físico, psicológico e emocional. “Hoje o hospital já tem uma equipe multidisciplinar que realiza o tratamento de quimioterapia, hormonioterapia, imunoterapia e cirurgia oncológica, sendo que a radioterapia veio para complementar o tratamento do paciente”, diz Eloísa da Silva Souza, coordenadora de enfermagem do setor.  “O HNSC tem aproximadamente 900 pacientes/mês que fazem tratamento oncológico na instituição, sendo que 20% destes necessitam de radioterapia”.​

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: HNSC