Liliane Dias
Braço do Norte

Reduzir custos. Esta é a justificativa da empresa Transportes Capivari Ltda (TCL) para reduzir os horários de ônibus aos fins de semana em municípios do Vale de Braço do Norte. A medida está em vigor desde o último dia 7.

De acordo com o gerente de tráfego da TCL, Claudinei Florentino Cardoso, nos horários de ônibus que foram excluídos havia uma média de cinco passageiros por viagem. “Seguramos por algum tempo, esperando uma melhora que não ocorreu, o que gerava prejuízos”, explica.

Claudinei alerta que mudanças podem ocorrer em horários específicos durante a semana, caso não haja entendimento entre a empresa e as prefeituras. “Muitas vezes, vans da área da saúde de vários municípios passam nos pontos e levam os passageiros. Isso também gera prejuízos”, revela.

O responsável pela agência de passagens em Braço do Norte, Luciano Fornasa, explica que em alguns dias passam vans na frente da rodoviária para ver se há pessoas para oferecer carona. “Alguns passageiros, que já compraram a passagem, a devolvem”, ressalta. Visitas às prefeituras deverão ocorrer em breve com objetivo de resolver o assunto.

Quanto às alterações de horários, Luciano diz que foram efetuadas apenas aos fins de semana e que a empresa São José não reduziu os horários. “Colocaram mais horários num período de três meses, como experiência, e como não houve retorno, foram suspensos”, explica.

Horários excluídos

Sábados:
• 5h30min – Braço do Norte – Tubarão
• 5h30min – Tubarão – Braço do Norte
• 6 horas – Rio Fortuna – Braço do Norte
• 14h30min – Braço do Norte – Rio Fortuna*
• 17h15min – Braço do Norte Rio Fortuna*

Domingos:
• 9 horas – Braço do Norte – Rio Fortuna
• 8h30min – Rio Fortuna – Braço do Norte

*Com a saída dos dois horários, foi adicionado um intermediário às 16h15min.