Após deixar o Rio de Janeiro e voltar a morar em São Paulo, Tiago Leifert decidiu tornar público o motivo que o fez dar uma pausa na carreira e deixar o emprego na Globo após 15 anos. Ele e a mulher contaram na web que a filha, Lua, está com câncer.

“Oi pessoal, a gente está aqui para conversar com vocês sobre um assunto muito importante. Em outubro a gente descobriu que a nossa filha, Lua, está com câncer. Ela está com um tipo de câncer nos olhos, muito raro, que se chama retinoblastoma. É um câncer que acontece nas células da retina. Elas acabam tendo um crescimento desordenado, e acaba formando tumores, que podem ser num olhinho, ou, como no caso da nossa filha, bilateral”, conta Daiana Garbin, jornalista e mulher do apresentador.

“É muito difícil descobrir este câncer e é por isso que a gente está gravando esse vídeo. A gente teve muita sorte ao descobrir porque a Lua sempre enxergou tudo. Só que o Tiago começou a perceber um movimento estranho no olhinho da Lua”, continua Daiana: “Ele dizia, tem algo errado no olhinho da Lua e eu dizia, para, larga de ser chato. Não tem nada. Até que um dia eu percebi um reflexo branco como se fosse o olho de gato”.

Lua foi levada ao médico oftalmologista, que pediu exames e foi feito o diagnóstico. “E aí a gente está tratando há quatro meses e pensamos longamente se a gente ia falar sobre isso. E foi um consenso na família de que não, que a gente não deveria falar nada. Vocês sabem como a gente é discreto, dificilmente a gente posta alguma coisa da nossa vida, do nosso dia a dia, a Lua raramente aparece no feed da Dai ou no meu. Só que depois da última químio da Lua, ela já fez quatro, a gente começou a mudar um pouco de opinião”, justifica Tiago Leifert: “Uma coisa começou a nos incomodar que é saber tudo o que a gente sabe hoje e não dividir o que a gente sabe com um pai e uma mãe, uma babá, uma avó, que estejam passando por isso. Se eu tivesse, em maio passado, visto o video de um casal contando o que está acontecendo com a filha dele, saberia mais sobre o retinoblastoma. Não estamos fazendo esse vídeo para pedir energia positiva, é claro que a gente precisa, e se você quiser mandar… Mas se a gente conseguir que um casal leve uma criança, antes do que a gente conseguiu, missão cumprida e a Lua vai ficar muito feliz também”.

O vídeo de 9 minutos de duração foi postado no perfil do Instagram de Tiago Leifert e da mulher, Daiana. Ele e Daiana ainda deram dicas de como ficar atento aos sinais do olhar da criança que pode estar com câncer nos olhos.

“Ficamos muito abalados”

Lua completou na última sexta-feira, 28, 1 ano e 3 meses. Daiana fez 40 anos há três dias.

“E pra você que acompanha a gente, que está preocupado ou preocupada, é lógico, é muito difícil. E isso explica também nosso sumiço, acima do normal. A gente ficou muito abalado no começo, foi isso que me tirou do ‘The voice Brasil’, agora que a gente está se reorganizando, começando a trabalhar. Mas a gente tá bem. Eu vou trazer a Lua aqui para vocês verem”, diz Tiago: “Ela está ótima, é a melhor da família. Como vocês podem perceber o cabelinho dela ainda está intacto, porque é uma nova forma de fazer a químio, que é um cateter direto no olho, que não vai para a circulação sanguínea. Se dependesse dela a gente jamais decobriuria. Por isso estamos gravando esse vídeo”.

O que é o Retinoblastoma

O retinoblastoma é um tumor maligno originário das células da retina, que é a parte do olho responsável pela visão, afetando um ou ambos os olhos. Geralmente ocorre antes dos 5 anos de idade.

A princípio, o retinoblastoma apresenta pouco ou nenhum sintoma. Pode ser percebido quando uma pupila fica branca no contato da luz com o olho, às vezes na fotografia com flash. Os olhos podem parecem estar olhando para direções diferentes.Os tratamentos incluem quimioterapia, radioterapia e terapia a laser.

O retinoblastoma tem cura em 90% dos casos e o principal objetivo do tratamento é eliminar o tumor, salvando a vida da criança, preservando a visão e o olho, além de prevenir a volta do câncer.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: Extra