A Terapia Ocupacional com plano terapêutico no atendimento às crianças de forma individual, agora tem uma sala especial no Centro Médico Unimed Tubarão, totalmente montada com equipamentos de integração sensorial, que trabalha com crianças com TEA (autismo).

Segundo a terapeuta ocupacional Lediane Marjorie Dal Forno, a criança vem para a terapia ocupacional encaminhada por pediatra ou por neuropediatria, mas também podendo ser indicada por fonoaudiólogo, psicólogo e fisioterapeuta, entre outros profissionais. Entre as várias patologias atendidas na Unimed, estão o TEA, síndrome de Down, paralisia cerebral e outras síndromes raras.

Já em consulta com a terapeuta ocupacional, o primeiro atendimento, explica Lediane Marjorie, é realizado uma anamnese, uma coleta de dados da criança, junto aos pais ou seu responsável. A partir daí é iniciado o atendimento do plano terapêutico, trabalhando as necessidades de cada criança.

A Terapia Ocupacional é uma profissão que estuda o fazer humano, a ocupação humana, considerando que o ser humano é um ser ocupacional. Com isso, a área tem ganhado cada vez mais reconhecimento devido aos resultados obtidos com as intervenções realizadas”, acentua a terapeuta ocupacional Lediane Marjorie.

Segundo ela, esta área da saúde é responsável por promover o bem-estar dos pacientes que estão ligados a problemáticas específicas, como físicas, sensoriais, sociais, psicológicas e motoras. “A intervenção de estimular a participação ativa dos pacientes ao longo do processo terapêutico, tem o intuito de auxiliar os indivíduos na recuperação das suas capacidades funcionais e sociais”, salienta.

Lediane explica que o terapeuta ocupacional trabalha a partir das habilidades e limitações de cada pessoa, criando junto do paciente novas formas de fazer o que ele quer e precisa, com a maior autonomia e independência possível. “O plano terapêutico e relatórios são construídos individualmente para cada paciente”, conclui.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: Unimed