Carolina Carradore
Orleans

A madrugada gelada registrada ontem veio acompanhada da neve. Os flocos brancos eram esperados já há alguns dias em Santa Catarina. O fenômeno foi registrado em dez cidades do estado. Uma delas foi Orleans. Árvores e calçadas das localidades de Três Barras e Cabriúva amanheceram cheias de neve. A paisagem branca remetia a um cenário verdadeiramente europeu.

Desde 2000 não havia o registro de neve em Orleans. “Só quem está aqui sabe a sensação que é ver a neve. Algo inacreditável”, narra o morador Israel de Souza. Na serra do Rio do Rastro, na SC-438, que liga Lauro Müller a Bom Jardim da Serra, foram observados mais de mais de 30 centímetros de gelo em alguns pontos da estrada.

Toda essa beleza atraiu os turistas que esperavam ansiosos pela chegada da neve. Os irmãos Juliano de Oliveira, 24 anos, Melânia de Oliveira, 30 anos e Reginaldo de Oliveira, 26 anos, junto com a esposa Charlene Della Giustina, 23 anos, saíram de Braço do Norte para ver a neve em Bom Jardim da Serra.
“Sinto-me em outro país. É a primeira vez que presencio um fenômeno tão lindo”, diz Juliano, todo empolgado. Ele e a família resolveram ficar em São Joaquim para curtir o frio… e ver mais neve.

Ontem, segundo o climatologista Rafael Marques, da estação meteorológica Oregon, de Tubarão, a temperatura mínima registrada na região foi de oito graus, com sensação térmica de 3,9 graus. A neve que cai desde a manhã de ontem no estado deve diminuir hoje.

Monitoramento
As equipes da Defesa Civil de Tubarão estão de sobreaviso para atender alguma situação crítica na cidade. Até ontem, nenhum registro havia sido feito. Eles monitoram ainda as rodovias que dão acesso à serra. Até às 22h30min de ontem, a SC-438 continuava interditada.

Uma década

Santa Catarina não registrava neve em tantas cidades em um mesmo dia há exatamente dez anos. Ontem, o fenômeno foi presenciado em São Joaquim, Urubici, Urupema, Bom Jardim da Serra, Anita Garibaldi, Urussanga, Orleans, Ponte Alta, Timbé do Sul e Santa Cecília.

Apenas São Joaquim, Urubici, e Urupema já tinham registrado neve nestes últimos dez anos. Conforme os registros da Epagri/Ciram, em 12 de julho de 2000 nevou em dez cidades do estado: Campos Novos, Chapecó, Curitibanos, Lages, Matos Costa, Ponte Serrada, São Joaquim, São Miguel do Oeste, Urupema e Xanxerê.

Desde 1999, São Joaquim registrou neve em 36 dias, o que torna o município como recordista no estado. Em seguida aparece Urupema, onde nevou 19 dias no mesmo ano. Nesses últimos dez anos, agosto é o mês que o mais teve neve em São Joaquim: um total de dez dias.