Tubarão recebe de sexta até domingo um dos principais eventos de startups do mundo, o Startup Weekend. O encontro tem a missão de inspirar, educar e dar suporte a indivíduos, equipes e comunidades, fomentando o empreendedorismo e a inovação. Criado em 2007, o Startup Weekend já esteve em 150 países ao redor do planeta, com mais de 2.900 eventos.

  

“Nosso objetivo é tirar ideias do papel e colocá-las em prática, reunindo pessoas que tenham vontade de empreender e de realizar projetos inovadores”, explica o coordenador do projeto Startup SC do Sebrae Santa Catarina, e um dos organizadores do evento, Alexandre Souza. Em um final de semana os participantes compartilham ideias, validam os projetos, criam um modelo de negócios e apresentam para uma banca avaliadora.

As edições do Startup Weekend ocorrem ao longo de um fim de semana — são 54 horas para empreendedores, desenvolvedores, designers e entusiastas se unirem para compartilhar ideias, formar equipes e criar startups. É o maior conjunto de eventos de startups do mundo, com edições realizadas em quase 500 cidades em todos os continentes. O local do evento disponibiliza toda estrutura necessária. No valor do ingresso estão inclusas refeições e coffee breaks.

O evento, criado e mantido pela aceleradora norte-americana Techstars, tem como parceiro em Santa Catarina o Sebrae/SC, por meio do projeto Startup SC. Esta é a terceira edição do evento na Cidade Azul.