Laguna

Até o começo do próximo ano, o município de Laguna contará com o serviço de coleta seletiva do lixo. Fora da alta temporada, são recolhidas 750 toneladas de lixo por mês na cidade. O benefício será possível graças ao início das obras, na última semana, do centro de triagem.

Os galpões são edificados no bairro da Vila Vitória, atrás do ginásio de esporte. Além das questões ambientais, o novo serviço também irá gerar emprego, maior renda e promoverá a inclusão social dos catadores de materiais recicláveis de Laguna. Hoje, eles trabalham de forma individualizada.

Com a criação do espaço, uma cooperativa será estabelecida. Tudo será administrado pelos próprios catadores. Antes eles passarão por uma série de capacitações. A rende gerada será dividida igualmente entre os futuros sócios.

O espaço terá uma área de 350 metros quadrados. Os recursos, de R$ 189.785,26, à obra foram destinados pelo Ministério das Cidades. O valor também será utilizado para a compra de equipamentos, como prensas e carrinhos de coleta.