Laguna

A iniciativa solidária de uma padaria localizada no bairro Barranceira, em Laguna tem feito sucesso entre o público-alvo, clientes e também nas redes sociais. Aqueles que não podem pagar, levam gratuitamente os pães que precisam para alimentar a família. “Se hoje você não tiver dinheiro para comprar pão, pode retirar o seu aqui”, assim está descrito no cartaz no Panifício Souza.

Em uma passada rápida pelos stories do instagram, vi que uma amiga tinha postado a atitude do estabelecimento comercial, segundos depois pude ver, que o empresário, também replicou. O proprietário do estabelecimento comercial, Adilson Melo e eu, nos conhecemos há muitos anos, morávamos na mesma rua, estudávamos no mesmo colégio, em Capivari de Baixo e temos a mesma idade. Não demorei a acioná-lo no instagram e logo pedi o seu contato.

Em uma entrevista rápida questionei o motivo da ação e há quanto tempo realizava esse trabalho voluntário. “Faço essas doações com mais frequência desde janeiro. A padaria fica próxima a BR-101, vi que muitas pessoas que por aqui passavam precisavam desse apoio. O estabelecimento fica perto de uma igreja e há pessoas em situação de rua que ficam vagando e precisam se alimentar”, enfatiza.

Melo conta que há alguns meses viu um post em uma rede social e sentiu-se na necessidade de seguir a boa ação. “Muitos tinham vergonha ou não conseguiam pedir por timidez, por isso resolvi fazer o cartaz e deixar os pães próximo da porta. Quem realmente precisa passa pelo local e leva o alimento”, explica o empresário. Ele garante que pão francês que é doado, é o mesmo que sai quentinho para todos os clientes.

As ações de solidariedade vão além das doações de pães, ele conta que também colabora com instituições não governamentais que necessitam de apoio. “Um grupo de irmãos sempre faz festas em um abrigo de idosos e colaboramos com tortas, para deixar o dia dos nossos velhinhos um pouco mais felizes. Não podemos ajudar muito, mas o que está ao nosso alcance tentamos fazer”, finaliza.

Outras ações parecidas também ocorrem em padarias de diversas cidades. A expectativa de Adilson é que a solidariedade inspire outras pessoas. A campanha de solidariedade do estabelecimento tem dado o que falar entre os clientes, que se movimentaram nas redes sociais para elogiá-la e deixar um feedback positivo.