Karen Novochadlo
Tubarão

Muitas crianças terão um Natal mais alegre. Com uma boa ação, funcionários da Universidade do Sul de Santa Catarina “adotaram” cerca de 750 crianças de baixa renda de quatro creches de Tubarão. A ação, chamada “Padrinho Legal”, faz parte do programa institucional de responsabilidade social da Unisul, Momento Relax.

Os integrantes visitaram as creches, fotografaram as crianças com idades entre 2 e 10 anos e procuraram padrinhos. “A recepção foi muito legal. Muitos funcionários adotaram mais de uma criança, às vezes quatro ou cinco”, relata o coordenador do programa, Aleir de Medeiros Martins.

O valor estipulado para cada brinquedo era de R$ 15,00. Todas as crianças foram ‘adotadas’. “A sala está cheia de presentes. Algumas empresas e voluntários doaram R$ 3 mil para a compra de brinquedos”, comemora Aleir.

A creche Chapeuzinho Vermelho, no Monte Castelo, foi a primeira a receber as doações. A entrega teve direito a presença do Papai Noel. Amanhã, o Cantinho da Alegria, no Morrotes, será visitado. A previsão é terminar as entregas até o dia 19. Os próximas contemplados serão o Peixinho Dourado, no bairro Humaitá, e o Caep, na Congonhas.

Passeio de trem anima a criançada
Cerca de 250 estudantes de 5ª e 6ª séries das escolas municipais Manoel José Antunes, Maria Emília Rocha, São Martinho e Manoel Rufino Francisco, de Tubarão, viveram momentos de pura magia e muita diversão.

Um passeio de trem levou a garotada até Imbituba. Para alguns, foi a primeira viagem em uma ferrovia. Para outros, foi a chance de ver o mar pela primeira vez.
Durante todo o trajeto, a música e a animação ficaram por conta do grupo do Programa Escola em Ação – Transformando a Educação (Peate).

Em Imbituba, o grupo visitou a prefeitura, a praia e a igreja, onde o coral do Caic apresentou algumas canções natalinas. O passeio foi encerrado com um almoço em um restaurante à beira-mar e distribuição de balas feita pelo Papai Noel. A viagem foi promovida pela secretaria de educação da prefeitura de Tubarão, com realização da Faepesul.