A última atualização do balanço epidemiológico, na tarde desta quarta-feira, apontou que o Brasil registra 52 casos confirmados para o novo coronavírus. Horas antes, o Ministério da Saúde havia divulgado que o número estava em 37. Em nível nacional, o Brasil ainda tem 907 casos suspeitos de Covid-19.

São Paulo se mantém como o estado com o maior número de pacientes suspeitos do vírus, com 263 casos suspeitos. Os pacientes já diagnosticados com a doença estão concentrados em São Paulo (30), Rio de Janeiro (13), Distrito Federal (2), Rio Grande do Sul (2), Bahia (2), Espírito do Santo (1), Minas Gerais (1) e Alagoas (1).

O novo coronavírus já foi registrado, até o momento, em 114 países atingindo a marca de 118,3 mil infectados e 4,2 mil mortes – uma taxa de letalidade de 3,62%. Devido ao cenário, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou estado de pandemia no mundo, nesta quarta-feira. “Estamos profundamente preocupados com os alarmantes níveis de disseminação e severidade, e de falta de ação”, disse o diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Como prevenir o contágio do coronavírus

De acordo com recomendações do Ministério da Saúde, há pelo menos cinco medidas que ajudam na prevenção do contágio do novo coronavírus:

• lavar as mãos com água e sabão ou então usar álcool gel

• cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir

• evitar aglomerações se estiver doente

• manter os ambientes bem ventilados

• não compartilhar objetos pessoais.