Tubarão

Na intenção de emitir um alerta e debater sobre um tabu social, a campanha Setembro Amarelo, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Tubarão, promove algumas ações de conscientização. Eventos no Centro de Atendimento Psicossocial (Caps 2) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ocorrem durante todo o mês.

Os eventos dão prioridade para discutir o assunto e fazer com que os presentes expressem seus sentimentos e dúvidas sobre o tema. De acordo com a psicóloga do Caps, Camille Felix, é importante dar esse espaço. “Aprender a conhecer e expressar os sentimentos vai auxiliar no desenvolvimento da empatia, do autoconhecimento, da autoconfiança e dos relacionamentos interpessoais, possibilitando uma melhora no bem-estar e uma melhor qualidade de vida”, observa.

Nesta quinta-feira, a Unidade Básica de Saúde do Centro (Ubsc), promoverá palestras em prol do tema de ‘Prevenção de Suicídio’ para a comunidade, a partir das 17h. Para participar, é só comparecer no local.A Unidade Básica de Saúde de Oficinas 2, terá atendimentos em horário noturno para os pacientes, em alusão a campanha nacional do Setembro Amarelo. Já na segunda-feira, a partir das 14h os alunos do Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc), poderão participar de uma roda de conversa, promovida pelo Caps 2, para debater sobre a prevenção do suicídio. A ação ocorre no próprio instituto. Neste dia, a comunidade do bairro do Morrotes poderá participar de um café com debate sobre o tema. O evento será no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora Imaculada Conceição, a partir das 19h