A geada mudou a paisagem na Serra catarinense na manhã deste domingo (26). A temperatura mínima registrada foi em Urupema, onde fez -5ºC, segundo a Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições do tempo no Estado. A geada também pôde ser vista em Urubici, na mesma região, que teve -1ºC.

Outras cidades tiveram temperaturas negativas na Serra, como São Joaquim -3ºC e Bom Jardim da Serra -2ºC. O domingo também amanheceu gelado, em Florianópolis, no Oeste e Sul de Santa Catarina. E as baixas temperaturas devem permanecer durante todo o dia.

Geada é um fenômeno da natureza que ocorre quando se formam camadas finas de gelo sobre as plantas ou outras superfícies lisas, como vidros de janelas. Os períodos mais comuns de ocorrência são o inverno ou o outono, quando as temperaturas estão mais baixas.

Mas as geadas também podem acontecer em outras épocas do ano, com a passagem de frentes frias ou de massas de ar polar. No Brasil, as geadas atingem as regiões Sul e Sudeste do país e não são bem recebidas pelos agricultores por causa do estrago que provocam nas plantações.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul