Foto: Wilson Schuelter/ Vista noturna de Florianópolis, com reflexo das luzes nas águas da baía sul, numa noite chuvosa e com nevoeiro.
A chuva predominou no Sul de Santa Catarina no final de semana, especialmente, no feriado e nesta terça-feira (8), f oram registrados totais em torno de 100 mm no Litoral Sul.  Entre o sábado (05/09) e a terça-feira (08/09), o acumulado de chuva na região chegou a valores entre 100 e 150 mm o equivalente a média climatológica mensal de setembro da região.
Será que a previsão do tempo continua de chuva para os próximos dias? De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, a resposta é sim, porém em algumas regiões! No decorrer desta quarta-feira, o dia o tempo melhora gradualmente na porção Oeste do estado, mas ainda pode ocorrer chuva bem isolada no Oeste, Meio Oeste.
No Litoral, Vale e Planalto Sul com chuva por conta da circulação marítima. Demais áreas dia com sol e algumas nuvens. À tarde, com a maior presença do sol, as temperaturas sobem e as máximas chegam aos 27°C no Extremo Oeste, Oeste. Demais áreas, as máximas ficam amenas e variam de 19°C a 24°C no Meio Oeste, Planalto Norte, chegam aos 20°C no litoral, Vale e até 17°C no Planalto Sul.
Ventos de leste passando a nordeste no centro-leste e de nordeste na porção oeste do estado, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos isoladas (até 60 km/h) em áreas do litoral, Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul.

 

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (09/09)
Circulação marítima favorece chuvisco isolado em áreas do Litoral e Vale. Aproximação de uma frente fria favorece o aumento das nuvens, com pancadas de chuva isoladas do Litoral Sul até as áreas de divisa da porção oeste do estado com o Rio Grande do Sul. Demais áreas com sol e algumas nuvens.

Amanhecer com temperaturas amenas, mínimas de 10°C a 15°C nos Planaltos, Meio Oeste, 15°C a 19°C nas demais áreas. À tarde, com a presença do sol, as temperaturas sobem e as máximas variam de 28°C a 32°C no Extremo Oeste, Oeste. Nas demais áreas as máximas ficam amenas, entre 19°C a 25°C.

Ventos de nordeste, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos com moderada a localmente forte intensidade (até 75 km/h) em áreas do Litoral Sul e da Grande Florianópolis.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (10/09)
Deslocamento de uma frente fria favorece pancadas de chuva entre a madrugada e manhã na porção oeste até parte do Vale do Itajaí com chance de temporais isolados. Decorrer do dia com gradual melhora do tempo. Há chance de chuva bem isolada, à tarde, no Planalto Norte, Litoral Norte.

Amanhecer com temperaturas amenas, mínimas de 11°C a 15°C nos Planaltos, Meio Oeste e de 16°C a 19°C nas demais áreas. À tarde, com a maior presença do sol, as temperaturas sobem em todo estado e as máximas variam de 28°C a 33°C na porção oeste, até 28°C no Planalto Norte, Vale, litoral e até 25°C no Planalto Sul. Ventos de nordeste passando a sudoeste/sul no decorrer do dia, com fraca a moderada intensidade (até 50 km/h).

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS – Sexta-feira (11) e sábado (12) devem ser dias de sol e poucas nuvens em grande parte do estado. Na noite destes dias há chance de chuva isolada em áreas do Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis. As temperaturas ficam amenas no amanhecer e sobem à tarde, com máximas de 30°C a 35°C na porção oeste, Planalto Norte, de 26°C a 31°C no Planalto Sul, Grd. Florianópolis, Vale, Litoral Norte e até 25°C no Litoral Sul.