Tatiana Dornelles
Tubarão

O trânsito de Tubarão já passou por diversos estudos e modificações com o objetivo de tentar melhorar para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Grandes mudanças foram realizadas em 2005, como troca de mão em algumas ruas, mão única nas pontes do centro da cidade, novas sinalizações.

Um ano antes, pequenas mudanças foram realizadas como ‘teste’. E, apesar de o trânsito agora parecer tranquilo, há indícios de inquietações e é sempre colocado em ‘xeque’, principalmente por motoristas. O número de acidentes com danos materiais no centro da cidade é grande e a ‘briga’ entre quem o utiliza também.

Para apontar os principais problemas enfrentados hoje no trânsito de Tubarão, a Guarda Municipal realizou recentemente um estudo em alguns pontos da cidade. “Foi feito um levantamento de fluxo de veículos em alguns locais do centro para, após análise, alterarmos o tempo de semáforo e dar mais agilidade ao tráfego”, garante o secretário de segurança e trânsito da prefeitura, Adolfo Pinter.

Para amenizar alguns problemas detectados durante a pesquisa realizada pela guarda, algumas mudanças ocorreram ou ainda ocorrerão. “A rua Santos Dumont (rua do Lar da Menina), que era problemática, virou mão única. É uma experiência para vermos o que irá ocorrer”, aponta Adolfo.

Em outros pontos considerados problemáticos, serão instalados semáforos, possivelmente nos próximos 30 dias. “Um semáforo será instalado na rua Conselheiro Mafra, próximo à padaria que fica na esquina da Catedral (fundos), e na esquina com a rua Teodoto Tonon, perto da câmara de vereadores. Já na avenida Pedro Zapellini com a rua Cândido Frei Leão haverá uma rótula”, ressalta. Além disso, faixas de segurança para pedestres são pintadas em frente das escolas e é realizada constantemente a pintura e instalação de toda a sinalização, horizontal e vertical, em ruas e avenidas.

Semana do trânsito
Hoje ocorre círculo de palestras, das 8 às 11h30min e das 13h30min às 17 horas, na escola de ensino médio Dite Freitas. Paralelo a isso, as crianças participam da Escolinha de Trânsito, no centro.